Seleção de propostas para Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio

A inscrição de propostas para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio (PIBIC-EM) da UFMS estará aberta de 23 de junho a 9 de julho. O envio poderá ser feito no Sigproj por docentes da Universidade que sejam coordenadores ou membros de projeto de pesquisa em andamento cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), com vigência mínima até 30 de setembro de 2022.

Entre os objetivos da ação estão: difundir o conhecimento científico produzido na UFMS e nas instituições parceiras para professores e alunos do Ensino Médio, despertando a vocação científico-tecnológica e incentivando novos talentos.

“A UFMS quando se propõe a participar de um edital que abre as portas para estudantes da Educação Básica visando aprimorar a educação científica por meio da Iniciação Científica Júnior (ICJr), também encara sua própria missão de formar cidadãos conscientes e com propósitos de melhorar cada vez mais nosso meio e nosso ambiente. Receber estudantes para desenvolver atividades de ICJr é uma certeza que também estamos preparando a próxima geração de graduandos e permite fazer o papel de extensão científica para escolas da Educação Básica”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Para o diretor de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Ivo Leite, é importante introduzir o pensamento científico aos jovens.  “A pesquisa na escola é de excelência e é de natural necessidade, o que precisamos entender que ela dentro da Educação Básica tem uma outra estrutura de trabalho, que leva jovens à formação do pensamento científico, às Ciências”.

A estudante Larissa Ferrarini, selecionada para o PIBIC-EM em 2020, afirma que trabalhar com a pesquisa e a ciência é o que deseja para o futuro. “Eu me encontrei. A minha formação acadêmica será voltada para esse ramo da pesquisa, da ciência e do desenvolvimento, porque já era algo que eu gostava e quando comecei a ter esse contato direto com os professores e orientadores e uma maior proximidade escrevendo os artigos, tive uma noção do que é e como é fazer parte do Programa, assim eu só reafirmei o meu desejo de estar neste meio. O PIBIC-EM contribui muito com a minha formação como pessoa e minha formação acadêmica, principalmente por possibilitar atrelar meu gosto pessoal com a minha vida profissional”, relatou.

 

Inscrições

Entre a documentação exigida para o envio de propostas estão a apresentação de plano de trabalho do projeto, currículo cadastrado e atualizado no modelo da Plataforma Lattes do CNPq e cartas de anuência da direção de pelo menos cinco escolas públicas, municipais, estaduais ou federais de Mato Grosso do Sul, de onde os estudantes serão selecionados.

A concessão de dez bolsas, com valor mensal de R$ 100 será feita diretamente pelo CNPq aos estudantes e terá vigência de setembro deste ano a agosto de 2022.

Dúvidas ou solicitação de informações adicionais poderão ser encaminhadas ao e-mail seict.propp@ufms.br.

Veja a seguir o edital.

Download (PDF, 301KB)

 

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)