Rota Estudantil retoma viagem aos câmpus

A partir da próxima segunda, dia 6, a Rota Estudantil retoma as visitas aos câmpus da UFMS. A comitiva composta por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Liga das Atléticas (LAUFMS) e a Federação das Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS) estará nas unidades com o objetivo de aumentar a proximidade com os alunos e incentivar a criação de novas organizações estudantis.

O primeiro destino é a unidade de Chapadão do Sul, no dia 6/8, a partir das 14h. Depois a comitiva parte para Paranaíba, no dia 7/8, e finaliza o percurso no dia 8/8, no câmpus de Três Lagoas. Os dois últimos encontros acontecem a partir das 19h.

No primeiro semestre deste ano, a Rota Estudantil esteve presente em seis câmpus: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Com o público médio de cem pessoas em cada visita, a comissão pode conhecer melhor as unidades da Universidade.

A Rota surgiu como uma iniciativa do DCE ao identificar que as ações estudantis atingiam parcialmente a Universidade e também havia baixa representatividade discente nos câmpus. Diante disso, o DCE decidiu visitar todas as unidades e estimular a criação de organizações estudantis, como centros e diretórios acadêmicos, empresas juniores, atléticas e ligas acadêmicas, além de potencializar e enfatizar a importância da representação discente.

 “A viagem permitiu que eu abrisse os olhos para ver que a UFMS é muito mais que a cidade universitária, cada câmpus, cada unidade possui seus problemas e qualidades que acabamos não vendo. Pude conhecer de maneira aprofundada a universidade, os câmpus, os docentes e os próprios alunos”, comenta o diretor de Relações Acadêmicas do DCE, Lucas Martins.

Já a diretora de Expansão e Regulamentação da FEJEMS, Jéssica Oshiro Silva, diz que a viagem foi uma experiência única. “Além de fomentar a criação de novas Empresas Juniores, tivemos a oportunidade de encontrar as EJs já existentes e ajudá-las em processos pendentes, como a regulamentação”.

Texto: Gustavo Zampieri (estagiário de Jornalismo)