Revista GeoPantanal apresenta número especial

Resultado de um Acordo de Cooperação entre a UFMS e a Universidad Autónoma Gabriel René Moreno – UAGRM (Bolívia), o projeto de pesquisa “Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia” é tema do volume especial da Revista GeoPantanal, recém-publicada pela Editora UFMS.

Esse número especial apresenta trabalhos de estudantes e professores que fazem parte do projeto de pesquisa. “A Revista trabalha com o recebimento de textos livres e com dossiês temáticos. A ideia é que os dossiês possam aglutinar estudos sobre determinada temática facilitando o acesso aos leitores. Acreditamos que o volume publicado possa estimular mudanças de comportamentos. Por isso apostamos na parceria com o Grupo de Pesquisa para a formatação deste número especial”, afirma o diretor do Câmpus do Pantanal, professor Edgar Aparecido da Costa.

Todos os 16 artigos foram elaborados por alunos de graduação do CPAN e da UAGRM, localizada em Santa Cruz de La Sierra, e são resultados de análises documentais, investigações de campo, colóquios entre pesquisadores.

A Revista foi organizada pela professora Cláudia Araújo de Lima, do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Observatório Eçaí, Alfredo Mena Vèliz, pelo diretor do Instituto de Investigações da Faculdade de Humanidades e pelo sociólogo Hagler Justiniano Cujuy, coordenador do Observatório Infanto Juvenil da Faculdade de Humanidades da UAGRM.

“Os artigos expressam o quanto pode ser produtiva uma cooperação internacional em pesquisa onde os interesses comuns estão demonstrados na curiosidade cientifica entre os pares, no respeito ao conhecimento adquirido ao longo de décadas e no quanto países Irmãos podem e devem compartilhar experiências”, dizem os organizadores na apresentação da publicação.

Com textos em português e outros em espanhol, a edição aborda questões como legislação, tecnologias digitais, políticas públicas, educação, situação sócio-sanitária, trabalho infanto-juvenil, violência sexual contra crianças e adolescentes, entre outros.

Com a missão de publicar artigos cientí­ficos relacionados às áreas de Geografia e afins, que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico destes campos de saber, a Revista GeoPantanal é uma publicação semestral, vinculada ao curso de Geografia e Mestrado em Estudos Fronteiriços do Câmpus do Pantanal da UFMS. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/revgeo/index

“O foco principal está relacionado a temas como fronteira, Pantanal e estudos que tenham fundo geográfico, valorizando o caráter interdisciplinar. A revista é uma publicação semestral, composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas especiais”, expõe o professor Edgar.