Reunião visa ao fortalecimento da pesquisa e pós-graduação

Os pesquisadores da UFMS com bolsa de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniram na manhã de hoje (7) com o reitor Marcelo Turine, vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitor Nalvo de Almeida e representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). O intuito foi fortalecer as ações na área por meio da discussão de demandas e sugestões, e também a participação na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Dos cerca de 100 pesquisadores com bolsa produtividade CNPq atuando em Mato Grosso do Sul atualmente, 56 estão na UFMS. Essa reunião objetiva justamente promover um diálogo para que possamos desenvolver ações de gestão e planejamento em consonância com as necessidades identificadas. São pesquisadores de excelência, que por meio de seus estudos contribuem para a sociedade em diversas frentes. No momento atual, frente aos desafios que temos no país, focamos na educação superior, na ciência, tecnologia e inovação como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Nalvo de Almeida lembrou que a reunião “é interessante também para promover a interação entre os pesquisadores, para que se conheçam e compartilhem ideias, propiciando inclusive contribuições e pesquisas multiáreas”, disse.

“É uma oportunidade ainda para identificarmos como a Universidade pode apoiar o desenvolvimento de pesquisas com ações administrativas e editais. A bolsa do CNPq para a produtividade é um grande incentivo para que cada vez mais realizemos estudos com elevado fator de impacto para a sociedade”, finalizou o professor Gilberto Maia do Instituto de Química.

Texto e foto: Ariane Comineti