Na próxima terça-feira, 3 de novembro, será realizada a roda de conversa “Resiliência e Autoestima para a Vida”. O evento faz parte da programação do QuarenTEMA, projeto de Psicologia que tem como objetivo promover um ambiente de diálogo e troca de experiências com alunos da graduação e pós-graduação. A roda de conversa será às 18h30, com transmissão via Google Meet. As inscrições podem ser feitas até 2 de novembro neste link.
A convidada é a professora da UFMS do Campus do Pantanal (CPAN) e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini. As questões norteadoras para a roda de conversa serão: É possível superar os momentos difíceis da vida? Como me sinto sobre mim? Será que também posso desenvolver resiliência e autoestima? As mediadoras serão as psicólogas do CPAN e do Campus de Chapadão do Sul (CPCS), Franciele Ariene Lopes Santana e Bruna Diniz Rios.
QuarenTEMA – Roda de Conversa é uma iniciativa organizada por psicólogos de todos os campus da UFMS, junto aos setores de atenção à saúde da Universidade, com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Neste segundo semestre de 2020, as rodas acontecerão virtualmente, com temas diversos que foram selecionados a partir de um questionário respondido pelos próprios estudantes, ou seja, a comunidade acadêmica pôde decidir quais temáticas seriam de maior interesse no atual momento. O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes possam ter um espaço para diálogo, acolhimento, reflexão e apoio mútuo.
A psicóloga Bruna Diniz Rios explicou que o evento é voltado a acadêmicos de todos os campus da UFMS. Também falou como foi o processo de composição das rodas de conversa. “Parte da organização do evento foi encaminhar um formulário para acadêmicos que já participaram de alguma ação do setor Psicossocial neste período de pandemia, em que solicitamos que elencassem os temas de interesse. A partir destas respostas pensamos em quatro rodas de conversa que abordassem os quatro temas mais votados e convidamos profissionais que pudessem contribuir com a discussão. Cada roda de conversa terá dois psicólogos da UFMS para mediação”, disse.
A psicóloga Franciele Ariene Lopes Santana comentou que o atual contexto de pandemia motivou a elaboração do QuarenTEMA, sobretudo para abordar temas que são emergentes entre os acadêmicos. “Nós estamos passando por um momento onde as pessoas passaram por muitas perdas, sejam perdas concretas, por perder alguém, por estar passando por momentos difíceis, perda de emprego, perda desse contato social próximo, físico, e então a resiliência é um ponto importante pra gente trabalhar numa perspectiva de promoção de saúde”, afirmou.
Franciele Ariene Lopes Santana salientou que a proposta central é que a roda de conversa seja construída junto com os alunos, de maneira que possibilite a interação entre os participantes. “A ideia é que nós possamos construir conjuntamente uma nova aprendizagem, trocar com os alunos, que eles possam perguntar para a especialista que vai fazer uma exposição, mas o principal foco é a troca de informações e a conversa, para que a gente possa construir juntos novos significados nesse momento que a gente está vivendo”, informou.
“Convido aos acadêmicos para reservar um momento para olhar para si, para elaborar novas formas de pensar algumas situações e ter um pouco mais de autocuidado neste momento que sabemos que está sendo muito difícil”, convidou Bruna Diniz Rios.
A programação do QuarenTEMA – Roda de Conversa segue até dezembro, com temas que vão desde saúde mental e alimentação saudável à organização e estratégias de estudos. A abertura de inscrições e demais informações serão divulgadas nas mídias da UFMS.
Texto: Gabriela Vilela – Estagiária da Agecom