Repórter Júnior abre inscrições para cobertura educomunicativa do Integra UFMS 2024

A sétima edição do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior recebe inscrições de alunos e professores das escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio de Campo Grande até 13 de setembro. A iniciativa busca aproximar os participantes da comunicação por meio da cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2024, maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e coordenadora do projeto, Rose Mara Pinheiro, explica que a cobertura educomunicativa é uma oportunidade única de relacionar jornalismo e educomunicação, enfatizando o protagonismo dos estudantes e a divulgação científica, além de contribuir para o combate à desinformação e à proliferação de notícias fraudulentas. “O projeto é ambicioso no sentido de estimular no jovem tanto o compartilhamento de informações verdadeiras quanto a responsabilidade pela produção de conteúdo. Cada vez mais é preciso entender e se preocupar com a educação voltada para os meios de comunicação, sejam eles tradicionais ou digitais”, explica.

Para realizar a inscrição, os alunos devem preencher o formulário disponível na página do Integra UFMS; anexar a manifestação de ciência da coordenação pedagógica ou direção da escola e a declaração de concordância dos pais ou responsáveis, se menor de idade; além de enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal de no máximo um minuto, que pode ser gravado, editado e roteirizado de forma livre, e postado no YouTube ou disponibilizado pelo Google Drive com link anexado no formulário. Já os professores devem preencher o formulário específico para tutor.

Os selecionados irão realizar atividades de apuração, redação, edição de textos e posts, registros em fotos e vídeos e entrevistas com participantes e pesquisadores durante o evento, de forma presencial, entre os dias 21 e 25 de outubro. Para prepará-los, a Empresa Júnior (EJ) Brava coordenará quatro oficinas preparatórias presenciais de vídeo, rádio, mídias sociais e texto e fotografia nos dias 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, das 8h às 12h, no Complexo EaD e Escola de Extensão.

A presidente da EJ Brava, Maria Luiza Massulo, conta que a equipe está animada para esta edição e prepara oficinas interativas para os participantes. “O Repórter Júnior é um projeto muito tradicional da Brava e que encanta, principalmente, a galera que acabou de entrar, justamente porque os mais antigos sempre estão falando sobre ele. Além disso, esse ano nós temos um ex-repórter júnior na empresa, o que deixa tudo mais especial. As preparações já começaram por aqui, agora estamos definindo quem vai aplicar as oficinas para os alunos e revisando os conteúdos que vão ser abordados. Este ano queremos que as oficinas sejam realizadas de forma bastante interativa, para que, além de educativo, possa ser bastante divertido também”.

O estudante do curso de Jornalismo Kauã dos Santos de Souza participou de duas edições do Repórter Júnior antes de ingressar na UFMS. A experiência no projeto influenciou diretamente a escolha da sua graduação e agora ele recomenda a experiência para os futuros repórteres. “Jamais imaginei que aquele curso mudaria minha vida pessoal e profissional. Sem dúvida, foi graças a essa experiência que escolhi seguir a carreira do Jornalismo. Assim como o Repórter Júnior foi um divisor de águas na minha vida, ele também pode desempenhar esse papel transformador na vida de cada aluno”.

A ideia do projeto é que os alunos e professores da Educação Básica entendam os mecanismos dos meios de comunicação, contribuindo para uma formação cidadã e colaborando para o combate à desinformação.

Os materiais produzidos pelos participantes serão veiculados na página do Integra UFMS e compartilhados nas mídias sociais do projeto e nos perfis institucionais da Universidade, bem como no canal da TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99.9. Os requisitos para participar, modelos de declaração e mais informações estão disponíveis no edital.

Texto: Rúbia Pedra

Fotos: Arquivo do estudante e Agecom