Reitora Camila Ítavo discute liderança feminina no 2º Congresso dos Municípios de MS

A reitora Camila Ítavo participa do 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul entre hoje, 4, e 6 de novembro, no Bosque Expo, em Campo Grande. O evento reúne especialistas, prefeitos, vereadores, servidores públicos e autoridades estaduais e federais para discutir o tema Inovação e Planejamento no Fortalecimento do Municipalismo e na Transição de Mandato, por meio de temáticas como economia, desenvolvimento regional e liderança. A programação é promovida pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e pelo Sebrae-MS, com apoio do Governo do Estado.

O Congresso busca recepcionar e reforçar a importância do municipalismo para os novos gestores que vão assumir as prefeituras do Estado, com o intuito de compartilhar experiências e preparar os municípios para os desafios da próxima gestão.

“A participação da UFMS […] é colocar a Universidade à disposição para o desenvolvimento estratégico de cada município e do estado de Mato Grosso do Sul. É um prazer, uma honra, a UFMS ser convidada a estar lá enquanto instituição de ensino superior para que a gente possa, por meio da educação e da ciência, ajudar nesse desenvolvimento. Pensando no tema, que é a inovação e a estratégia, acho que a Universidade tem bastante a acrescentar”, destacou a reitora.

Durante a cerimônia de abertura realizada nesta segunda-feira, 4, a reitora da UFMS recebeu a Medalha de Mérito Municipalista concedida pela Assomasul, junto ao reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laércio de Carvalho.

Na quarta-feira, 6, às 8h, a reitora Camila Ítavo será uma das lideranças que discutem a importância da representatividade feminina no setor público. Ao seu lado estarão no painel Mulheres na Política a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves; e a diretora técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha.

O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, relembrou o sucesso do primeiro congresso, realizado em outubro de 2023 com a participação de mais de 2 mil gestores. “Foi uma oportunidade de unir forças e debater soluções para nossos desafios. Este segundo congresso promete ser ainda maior, uma chance única para planejarmos a transição de mandato com inovação e eficiência”, enfatizou.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente nesta página.

Programação

Na terça-feira, 5, a programação inicia às 8h com a palestra Inovação, Transformação Digital e Gestão para Resultados, conduzida por Tadeu Barros. Em seguida, o painel Recuperação de Crédito dos Entes Públicos através do Protesto de CDAs traz especialistas como Darlon Costa Duarte, Tatiana Irber e José Ramos e aborda estratégias eficazes de arrecadação. Ainda na manhã, o painel O Ministério Público e os Municípios contará com a presença do procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, e do promotor Fernando Martins Zaupa. Em continuidade, representantes da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal discutirão a colaboração federal com os municípios para o desenvolvimento regional.

Às 10h45, o Sebrae-MS lança o programa Cidade Empreendedora, reforçando o compromisso com o crescimento econômico municipal. A manhã encerra com a palestra Perspectivas da Economia Brasileira e o seu município, ministrada pela economista e comentarista Samy Dana. A tarde será marcada pela apresentação do governador Eduardo Riedel e secretários estaduais para discussão de pautas de interesse público e projetos para os municípios.

Na quarta-feira, 6, após o painel sobre Mulheres na Política, Bruno Gustavo de Lima e Rodrigo Luiz Buck discutem Os Impactos da Tecnologia na Educação e, às 9h30, será a vez do painel Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, com representantes do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ainda no período da manhã, serão realizados o painel O Papel do Tribunal de Contas do Estado de MS e a palestra Quem Gera Resultado é a Equipe, ministrada pelo ex-jogador de futebol brasileiro Cafu.

A tarde será dedicada a temas como Liderança Transformadora, por Erik Penna, e Consórcios Públicos e suas Possibilidades para Melhorar a Gestão Pública, com Joanni Henrinchis e Renato Marcílio da Silva. Encerrando o congresso, o administrador João Paulo Silvério falará sobre Planejamento Estratégico Municipal e a importância das parcerias financeiras será destacada na palestra Caixa e Gestor Público: Parceria que Move o Brasil para Frente.

Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides, com informações da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul 

Fotos: Alíria Aristides