Reitor participa da abertura da 18ª Semana da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Na última quarta-feira, 27, foi aberta oficialmente a 18ª Semana da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado na Escola Estadual Amélio Carvalho Baís, no bairro Coophatrabalho, em Campo Grande e contou com a presença do reitor Marcelo Turine. A UFMS é uma das instituições que apoia o evento que segue até o início de novembro.

O tema deste ano, escolhido pelo Estado foi A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. “A ciência, definitivamente, nos tira das trevas, nos deixa longe do negacionismo. E é justamente por isso que o governo do Estado tem feito uma série de investimentos na área”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Ricardo Senna, que representou o governo do Estado.

Também estiveram presentes o diretor presidente da Fundação Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Márcio de Araújo Pereira; do superintendente de Ciência, Tecnologia e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta e da coordenadora de C & T da pasta, Marina Dobashi.

Neste ano o evento segue se adaptando às consequências da pandemia de Covid-19 e irá levar a Ciência, Tecnologia e inovação até os alunos da rede básica de ensino. Serão realizadas diversas atividades em 12 escolas da rede estadual e municipal de Campo Grande. Com apoio do CNPq, Secretária estadual de Educação, universidades, Sistema S, Fundect (Mídia Ciência), Embrapa e demais instituições parceiras, a caravana da ciência vai levar a pesquisa e a tecnologia de forma teatral e expositiva aos alunos. Serão apresentações culturais e científicas, com exposição de materiais e painéis.

Veja aqui a programação completa.

Texto: Vanessa Amin, com informações da assessoria de comunicação da Semagro

Fotos: Leandro Benites