O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ODN) conferiu ao reitor da UFMS, Marcelo Turine, Medalha Amigo da Marinha. A cerimônia de imposição foi realizada no dia 21 de fevereiro, no munícipio de Ladário (MS).
Além da homenagem, o reitor aproveitou a ocasião e discutiu a elevação do Protocolo de Intenção, que o Comando Naval mantém com a UFMS, para Termo de Cooperação, ampliando, assim, a parceria entre as instituições.
O reitor declarou, ainda, que, de 21 a 27 de julho, a UFMS sediará pela primeira vez, em Campo Grande (MS), a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento de divulgação científica da América Latina.
A HONRARIA – A Medalha “Amigo da Marinha” foi instituída em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
Estiveram presentes na reunião o Comandante do Com6°DN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz; Chefe do Estado-Maior do Com6ºDN, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre José Gomes Dória; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, Prof. Dr. Nalvo Franco de Almeida Junior; diretor do Câmpus do Pantanal da UFMS (Cpan), Prof. Dr. Aguinaldo Silva; Prof. Drª. Beatriz Lima de Paula, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Cpan; e Roberto Ajala Lins, Presidente da Subseção Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Texto: JC Costa
Fotos: Crédito: Marinha do Brasil/SG Araujo