O Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova) prorrogou as inscrições para o primeiro módulo do nível 2 do curso de formação “O papel da secretaria de educação na disseminação da cultura de inovação”, voltado, prioritariamente, aos gestores da Educação Básica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line até 18 de janeiro.
Segundo a coordenadora pedagógica do LabInova e professora da Faculdade de Educação da UFMS, Daiani Riedner, o curso começa no dia 21 e vai ampliar o conhecimento sobre os processos educativos em ambiente digital e virtual. “O objetivo do curso é apresentar conceitos e estratégias que possam potencializar a inovação pedagógica nas relações de ensino-aprendizagem na Educação Básica”, complementa.
A coordenadora detalha ainda que o curso será oferecido em quatro módulos: Cultura digital e inovação pedagógica sustentável na Educação Básica; Aprendizagem híbrida – estratégias didáticas e tecnologias digitais; Design Thinking; e, por fim, serão apresentadas experiências de gestores na promoção da cultura de inovação. Todo o conteúdo deverá ser finalizado até a segunda semana de fevereiro. “A ideia é que os gestores se apropriem também desses conceitos, das novas relações de ensinar e aprender na cultura digital, de pensar como promover estratégias de inovação que sejam sustentáveis, ou seja, que sejam duráveis ao longo do tempo e de pensar também mudanças contextuais, a partir de ferramentas como o design thinking”, explica Daiani Riedner.
Os encontros terão duração de duas horas com atividades interativas ao vivo.
Multiplicadores em todo o Brasil
O LabInova é uma iniciativa do Ministério da Educação, conduzida pela UFMS e voltada a todos os municípios dos 26 estados e ao Distrito Federal. O projeto é formado por especialistas da Educação, Tecnologias e Inovação e busca fortalecer e apoiar gestores, professores e estudantes para ampliar o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.
Em 2021, foram oferecidos dois cursos voltados principalmente para estudantes de graduação dos institutos e universidades federais do Brasil, com o objetivo de formar multiplicadores em seus municípios de residência. Foram cerca de 4.000 inscritos e, devido à grande adesão, os cursos foram abertos também para os demais profissionais da educação.
As aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do LabInova e conteúdos exclusivos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS.
Texto: Christiane Reis