Professores da Universidade devem inscrever Projetos de Ensino de Graduação – PEG sob sua coordenação no edital de fluxo contínuo que encerra em 30 de dezembro de 2021. O cadastro é necessário para que as atividades dos projetos possam ser realizadas.
A submissão é feita em sigproj.ufms.br e as iniciativas são analisadas e avaliadas pela Unidade de Administração Setorial (UAS), pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Conselho de Graduação (Cograd).
“O Projeto de Ensino de Graduação é uma ação que visa a melhoria da formação dos nossos estudantes por meio do desenvolvimento de atividades que estão em consonância com o projeto pedagógico dos cursos. Além disso, contribui para o engajamento do estudante no curso, para a diminuição da evasão e, consequentemente, para o aumento na taxa de sucesso nos cursos de graduação”, explica o pró-reitor Cristiano Costa Argemon Vieira, da Prograd.
O professor e coordenador de cada projeto será responsável pela sua execução, incluindo a realização da inscrição e do envolvimento do público-alvo, divulgação do projeto para estudantes, controle de frequência, acompanhamento de carga horária de membros da equipe, aplicação de instrumentos de avaliação, agendamento de espaços, elaboração de relatórios e prestação de contas de recursos disponibilizados, quando aplicáveis.
Após o término da vigência, será exigida a submissão de um relatório final para prestação de contas em até 60 dias após a data de finalização das atividades. Os resultados alcançados pelos Projetos de Ensino de Graduação deverão ser apresentados no Integra UFMS – a edição 2021 está prevista para ocorrer em outubro.
“Dependendo das especificidades do curso, várias ações podem ser desenvolvidas em um Projeto de Ensino de Graduação, incluindo, por exemplo, a produção de material didático, o estudo sobre algum tema que esteja relacionado às disciplinas do curso, ou sobre algum cenário que envolva as competências e/ou habilidades do profissional que está sendo formado, dentre outros. Os resultados obtidos são apresentados no Integra como uma estratégia para disseminar o conhecimento e compartilhar experiências com outros estudantes e com a sociedade”, diz o pró-reitor.
Confira o edital completo abaixo:
Texto: Leticia Bueno