Projetos de 2018 já podem ser cadastrados no SIGProj-UFMS

A partir de 2018, os projetos de ensino, pesquisa e extensão devem ser cadastrados no SIGProj-UFMS, uma nova plataforma do sistema, desenvolvida apenas para o uso da UFMS. Até 2017 a UFMS cadastrou seus projetos no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), na plataforma do Ministério da Educação (MEC).

O novo sistema foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a submissão de projetos no âmbito da UFMS. De acordo com Luciano Gonda, diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC), o novo sistema foi criado pela AGETIC, em uma parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Software (LEDES) da Faculdade de Computação (FACOM). Os formulários de cadastros de projetos foram desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada Pró-Reitoria. “Utilizamos uma tecnologia mais moderna que a do sistema anterior, que possibilita a customização dos formulários de acordo com as necessidades da UFMS, onde os campos de preenchimento são específicos para cada edital”, explicou.

Além disso, de acordo com Gonda, o SIGProj-UFMS permitirá que, no futuro, haja a integração dos dados de todos os sistemas da UFMS, facilitando o levantamento de indicadores e também a análise de dados..

A partir deste ano, todos os editais de Ensino, Pesquisa e Extensão estarão disponíveis no SIGProj-UFMS no endereço: https://sigproj.ufms.br. Os projetos submetidos e aprovados até o ano de 2017 ficarão na plataforma antiga: https://sigproj.mec.gov.br.

Para facilitar o acesso dos pesquisadores da UFMS, aqueles que possuírem cadastro no SIGFUNDECT deverão utilizar o mesmo usuário e senha deste sistema. Já os pesquisadores que não possuírem acesso ao SIGFUNDECT, deverão clicar no link “Não Sou Cadastrado”, e realizar o cadastro. Após o acesso, o pesquisador poderá visualizar todos os editais da UFMS.