Projeto Super Ação encerra com resultados positivos

No primeiro semestre de 2020, o curso de Administração realizou a primeira edição do Super Ação: lições frente às dificuldades. Criado pelo professor Wesley Ricardo de Souza Freitas, o projeto, inicialmente, tinha como objetivo substituir atividades avaliativas das disciplinas ele ministra no curso, mas, posteriormente, passou a integrar o edital de projetos, ideias e ações de enfrentamento à Covid-19.

Wesley explica que o objetivo era realizar uma série de lives pelo Instagram, com histórias de superação, de conquista, resiliência, confiança, fé e esperança. Os temas escolhidos, de acordo com o professor, contribuem para superar as limitações pessoais e também profissionais.

Os estudantes das disciplinas gestão de Recursos Humanos e Tópicos Especiais em Administração participaram da live como atividade avaliativa. Wesley pediu a eles que relacionassem as lições aprendidas aos assuntos estudados, como liderança de empresa, recursos humanos, motivação de pessoas, entre outros.

Para a acadêmica Amanda Rodrigues de Lima a experiência foi enriquecedora tanto para a vida pessoal como para o aprendizado do conteúdo. “A relação entre os assuntos apresentados nas lives tem tudo a ver com o conteúdo da disciplina. É muito importante trabalharmos a inteligência emocional para compreender e gerenciar as nossas próprias emoções e também aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas em nossa volta para, assim, alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional”, conta a estudante.

Ayslla Caioni dos Reis também participou das atividades. Ela relata que pôde relacionar muitos assuntos das matérias com o conteúdo apresentado pelos convidados do projeto. “Tudo que os convidados enfrentaram em sua carreira e em sua vida pessoal exigiram deles muita inteligência emocional e maturidade, duas coisas que aprendemos a valorizar, pois é necessário que a pessoa esteja bem com ela mesma para levar isso às demais áreas da vida, principalmente à profissional, que como tudo tem altos e baixos. Portanto, precisamos cuidar da nossa mente e da nossa alma para tirar sempre o aprendizado das coisas ruins”, diz a aluna.

Segundo o professor Wesley o evento superou as expectativas, pois os estudantes conseguiram assimilar o conteúdo e tirar lições para a vida e o feedback foi muito positivo. “Como futuros líderes de empresas e organizações, entenderam que no mundo corporativo, apesar de competitivo, há espaço para gestores mais ‘humanos’, que pensam e amam pessoas, que precisam entender sobre elas para poder gerir os recursos humanos a partir do seu propósito e desafios no comando de empresas”, relata. Além disso, também foram registradas mais de 600 visualizações das lives.

Wesley explica que sempre adotou metodologias dinâmicas como uso de teatro, dinâmicas, podcast, vídeos, entre outros, e sempre se surpreendeu com o resultado e engajamento de seus alunos. “O estudante de hoje não é o mesmo de quando estudei, há 15 anos. Atualmente, ele é mais dinâmico e conectado ao mundo. Aulas nas quais o professor fica palestrando e o acadêmico atuando de forma passiva estão ultrapassadas, utilizo sempre metodologias diferentes para envolver os estudantes no processo de aprendizagem”, diz ele.

 

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no CPAR)