Entre os dias 13 e 30 de julho, o Projeto Rondon realiza a Operação Guaicurus, na cidade de Ribas do Rio Pardo. Estudantes de graduação interessados em integrar a equipe, podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 27, clicando aqui.
Estão disponíveis dez vagas destinadas aos graduandos que já tenham cumprido 50% da carga horária do curso até julho deste ano. Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos das áreas de Direitos Humanos, Justiça, Cultura e Educação. Os estudantes da área da saúde serão selecionados a partir da lista de espera do processo seletivo realizado no segundo semestre de 2022.
O Projeto Rondon é uma atividade realizada pelo Governo Federal, com coordenação do Ministério da Defesa, que possibilita aos universitários uma experiência de imersão em pequenas comunidades, auxiliando nos processos de desenvolvimento sustentável de cada região frequentada.
O professor do Instituto Integrado de Saúde Nathan Aratani, explica que essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam conhecer a realidade local da cidade, reforçando os papéis de cidadania e acolhimento.
“Provavelmente, muitos estudantes conhecem Ribas do Rio Pardo, mas vivenciar como forma de imersão, durante 17 dias seguidos, 24h por dia, e contribuir com o desenvolvimento local, são vivências únicas, que permitem uma verdadeira lição de vida e cidadania, lemas do Projeto Rondon”.
Os selecionados devem participar da Oficina do Projeto Rondon – Operação Guaicurus, que será realizada nos dias 30 de março, 1º e 2 de abril.
“A oficina é uma etapa de seleção para que os interessados possam conhecer o Projeto Rondon, ouvir experiências dos alunos rondonistas de operações anteriores e desenvolver atividades de relacionamento interpessoal e de educação em saúde, buscando simular cenários que iremos encontrar durante a operação”, reforça Nathan.
Para o professor, a Operação Guaicurus seria uma forma de aplicar tudo que os estudantes já aprenderam na sala de aula, conhecendo mais sobre as vulnerabilidades da população e transformando vidas. “O simples fato de uma palavra de acolhimento, um bom dia e boa tarde são potentes para transformação, imagina podermos levar educação e vivências para essas populações?”.
Ação no sertão da Bahia
Entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro, um grupo de professores e estudantes da UFMS participou da operação Portal do Sertão, realizada pelo Projeto Rondon, em Candeal, na Bahia.
Com base nas demandas apresentadas pelas autoridades e comunidade local, os estudantes e professores elaboraram oficinas com temáticas sobre: esquistossomose, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, hábitos alimentares, saúde da mulher, primeiros socorros, manobras de desengasgo, auxílio ao cooperativista, como obter documentação para regularizar a comercialização de produtos de origem animal, por exemplo, dos laticínios locais, escovação, câncer bucal, entre outras.
A estudante de Medicina do Câmpus de Três Lagoas Aline Martins Alves, participou da operação na Bahia e relata que foi uma experiência rica, que proporcionou que aprendesse mais sobre outras realidades.
“Foi uma verdadeira imersão em uma cultura, costumes e realidades muito distantes, que me fez crescer como estudante, futura profissional da saúde e, principalmente, como ser humano. E, ao longo dos 18 dias de operação, vivemos experiências com a população local, que nos acolheu de forma incrível, recheada de amor e carinho, que para sempre serei grata. Os olhos das crianças, sorrisos e sotaques que jamais serão esquecidos. Vivenciamos as alegrias e dificuldades junto à população, de modo a experimentar as iguarias típicas como acarajé e vatapá, e também vivenciar o drama da escassez da água na torneira”.
Todas informações podem ser consultadas no edital:
Texto: Agatha Espírito Santo
fotos: Nathan Aratani