Projeto insere a ginástica laboral na rotina dos servidores da Cidade Universitária

Com foco na saúde e no bem-estar dos servidores, o projeto de Ginástica Laboral realizou a aula inaugural nesta sexta-feira, 27. A atividade foi o pontapé inicial para o projeto, que será desenvolvido em todos os setores da Cidade Universitária ao longo do ano.

A ginástica laboral é um exercício de curta duração realizado no local de trabalho. Com o objetivo de melhorar a saúde dos colaboradores, a ginástica trabalha técnicas de respiração, alongamento, correção de postura e outros exercícios que ajudam a prevenir doenças ocupacionais.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, ressalta que a prática também incentiva os servidores a adotarem práticas benéficas para a condição física e mental para além do contexto do trabalho. “A ginástica laboral contribui para um melhor condicionamento físico e concentração frente às atividades de rotina, pelo que, ensejam níveis mais elevados em termos de motivação e satisfação pessoal e profissional”.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e coordenadora do projeto, Edinéia Ribeiro, explica que a iniciativa foi idealizada com o propósito de melhorar a qualidade de vida de técnicos e docentes da Universidade. “Realizamos atividades presenciais, para atender os setores da Cidade Universitária. O objetivo é pensar na qualidade de vida, no bem-estar dos servidores, de forma geral, no contexto físico, mental e social”, diz.

A coordenadora Edinéia Ribeiro auxilia o estudante nos exercícios do projeto

A partir de junho, o projeto será realizado duas vezes por semana, com exercícios ministrados por um estudante de Educação Física. Os servidores farão pausas de 10 a 15 minutos para realizar as atividades propostas.

“É uma prática corporal que contribui muito, principalmente para evitar as questões de afastamento por doenças, sejam elas laborais ou por outras questões. Também pensamos como uma oportunidade para os nossos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), que podem participar”, detalha.

O estudante Matheus Torres participa do projeto, sob orientação da coordenadora. Ele afirma que as atividades foram planejadas ao longo do último mês. “A professora tem me auxiliado com os exercícios, que envolvem flexibilidade, relaxamento e mobilidade”.

Para o técnico administrativo Luiz Mário Mendes, as atividades promovidas pelo projeto são essenciais. “Nós trabalhamos o dia todo sentados, então existe essa necessidade de nos exercitarmos um pouco. Damos uma pausa, conversamos, fazemos o exercício e depois damos continuidade ao nosso serviço com mais disposição”, opina.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Reprodução/TV UFMS