Projeto estimula alimentação saudável na Brinquedoteca

Picolé de melancia, espetinho de mamão, bolo do Hulk entre outras delícias saudáveis estão no cardápio desenvolvido por um grupo de professores e estudantes do curso de Nutrição, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, na Cidade Universitária. “A convite da diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva, a atividade contribui para integrar os acadêmicos do curso, por meio de atividades na área de Alimentação Coletiva. Foi assim que nasceu o projeto Nutriteca: nutrição na brinquedoteca”, explica a professora e coordenadora da ação Patrícia Del Ré.

A ação de extensão começou em outubro do ano passado. “A Brinquedoteca Aberta da Faed proporciona espaços vivos, dinâmicos e organicamente articulados entre si, que contribuem para o desenvolvimento físico-motor, psicossocial e cognitivo das crianças atendidas, por meio do ato de brincar”, ressalta Patrícia. “Neste ambiente institucional, nos intervalos das atividades desenvolvidas, as crianças recebem refeições complementares (lanches), que suprem suas necessidades nutricionais diárias. A partir daí elas também passam a ter um papel ativo muito importante como estimuladoras de hábitos alimentares saudáveis e influenciadoras na formação de saúde dos indivíduos, em especial da sua família”, destaca Patrícia.

De acordo com a professora, o objetivo é promover a adequação nutricional dos lanches servidos, bem como gerenciar a produção dessas refeições. “Desta forma, pretende-se contribuir não só para a promoção da saúde das crianças, mas também para administrar os recursos públicos por meio do gerenciamento dos sistemas de produção (elaboração cardápios, planejamento e controle de compras e da produção dos alimentos, além da garantia da segurança alimentar) e, ainda, promover a prática na área de Alimentação Coletiva para o futuro profissional nutricionista”, completa.

Participam do projeto também as professoras da Facfan Deise Bresan e Priscila Milene Angelo Sanches. As atividades são desenvolvidas nos locais destinados para o setor de alimentação (copa e refeitório) da Brinquedoteca da Faed. “São elaborados cardápios de acordo com as necessidades nutricionais das crianças atendidas, respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos”, reforça Patrícia.

“Para se manter um padrão de qualidade dos produtos ofertados, a previsão orçamentária e a análise nutricional, as receitas das diferentes preparações são padronizadas em fichas técnicas. Para o fornecimento adequado de nutrientes em quantidades e qualidade, evitando faltas, sobras e desperdício de alimentos, são construídas tabelas de percapitas e porções dos alimentos a serem distribuídos, de acordo com as necessidades de cada faixa etária”, fala a coordenadora da ação de extensão.

Em relação à gestão da matéria-prima, Patrícia explica que a previsão de compras é determinada a partir do cardápio elaborado, número de crianças estabelecido e quantidade estimada de refeições. Considerando no processo de abastecimento: o espaço para estocagem, dia da semana que serão utilizados e a perecibilidade dos produtos.

Segurança alimentar

Além do cardápio em si, Patrícia destaca que foram avaliadas as práticas higiênico-sanitárias que envolvem toda a produção: recepção de mercadorias, armazenamento de produtos, descongelamento, pré-preparo/preparação, refrigeração, reaquecimento, distribuição e, a partir dos dados observados, elaboradas instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas de toda a produção, segundo as normas sanitárias vigentes.

Atualmente, o grupo está no segundo semestre de atividades. “Já conseguimos implantar várias ações”, comenta a professora. Além dela, integram o grupo duas professoras da Facfan: professoras Deise Bresan e Priscila Milene Angelo Sanches e cinco acadêmicos do curso de Nutrição.

A acadêmica Fabiana Duarte Martins da Rocha participa do projeto desde outubro do ano passado para ter a oportunidade de colocar em prática conhecimentos teóricos das aulas de Alimentação Coletiva e aprender sobre gestão de produção de unidades de alimentação, em um projeto original com a promoção de qualidade e segurança alimentar, com foco na construção de hábitos e práticas alimentares mais saudáveis desde a infância. “Tem sido uma experiência enriquecedora e também desafiadora, pois trabalhar com gestão é aprender a solucionar problemas, lidar com pessoas, trabalhar em equipe e buscar sempre pelos melhores resultados possíveis, tentando valorizar tanto os esforços coletivos quanto individuais, visando sempre oferecer o melhor para o desenvolvimento e crescimento do projeto e da Brinquedoteca”, fala.

“A equipe desenvolve toda a parte da gestão dos cardápios: elaboração de receitas mais saudáveis, padronização a partir de fichas técnicas, adequação das quantidades para a idade, e também realiza adaptações caso necessário. Realizamos também a gestão da produção, orientando na reprodução das receitas e desenvolvendo oficinas internas para produção de algumas das preparações. Ainda, fazemos a gestão da matéria prima, organizando as listas de compras, fazendo adaptações se necessário e mantendo um controle de estoque; e a gestão da segurança alimentar, com monitoramento semanal da produção dos lanches, esclarecimento de dúvidas, incentivo as boas práticas na manipulação dos alimentos e nas práticas de higiene”, acrescenta.

Ela comenta que também tentam envolver a família nesse processo, para proporcionar uma construção de hábitos alimentares adequados para o desenvolvimento das crianças de forma a alinhar objetivos e potencializar resultados positivos. “Além disso, incentivamos a promoção de atividades lúdicas e oficinas culinárias com as próprias crianças dentro do ambiente da Brinquedoteca e em casa, para que elas possam ter esse papel ativo e autônomo na construção de seus hábitos alimentares”, destaca.

Sobre a importância das atividades em sua formação profissional, Fabiana justifica que o projeto abre portas para a experimentação de um mercado crescente da atuação do nutricionista no contexto da Unidade de Alimentação e Nutrição. “A partir dessa dinâmica temos a oportunidade de ganhar experiência e amadurecimento profissional, aprendendo a gerenciar uma produção e trabalhar em equipe, além de termos a possibilidade de atuar em um processo de educação alimentar e nutricional voltado para a comunidade, porém o projeto como um todo pode ser considerado uma excelente forma para capacitar o acadêmico para qualquer que seja o nicho profissional da nutrição, já que trabalha em todos os seus âmbitos com as quatro Leis da Alimentação: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação”, diz a estudante.

Parceria com Câmpus de Aquidauana

Lanches saudáveis e balanceados também estão sendo oferecidos na Brinquedoteca do Câmpus de Aquidauana (Cpaq). “Quando da implantação da Brinquedoteca no Cpaq buscamos orientação na Faed com a professora Milene. Ela nos apresentou o trabalho com a Facfan para oferecer lanches nutricionalmente balanceados para as crianças. Assim, contatamos a professora Patrícia e, agora, estamos no segundo mês da parceria”, explica a diretora Ana Graziele Lourenço Toledo.

“Adicionalmente, construímos uma parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário – Unidade Prisional de Aquidauana – para inicialmente atender a Brinquedoteca do Cpaq, mas que, hoje, também produz pães que enviamos para a Cidade Universitária. Então, acredito que a atuação conjunta do Cpaq, da Faed, da Facfan e da Agepen, além de propiciar uma experiência nutricional e gastronômica diferenciada para as crianças, também insere uma pegada social no projeto”, destaca Ana Graziele.

A Brinquedoteca do Câmpus começou a funcionar em abril. “Até o momento estamos atendendo duas crianças. Mas, como o edital é de fluxo contínuo, nossa expectativa é que no segundo semestre e com as pessoas conhecendo melhor os projetos desenvolvidos, ampliemos os atendimentos”, fala a diretora.

Sobre como são produzidos os lanches, Ana Graziele explica que, mensalmente, os cardápios são enviados pela professora Patrícia. “Além de executar as sugestões, também enviamos o feedback para a professora. Como todo início de projeto, ajustes sempre são necessários, mas considero que está sendo um excelente exercício para todos os envolvidos. Tanto na adaptação do cardápio, quanto no planejamento para compras, preparo e serviço dos lanches, todos estamos adquirindo novas competências para poder entregar a melhor experiência possível para nossa comunidade acadêmica”, comenta.

Pais aprovam iniciativa

Os resultados da ação já foram sentidos em casa. Tathiely Silva de Almeida é mãe do Murilo de Almeida Dorisbor, de 4 anos, e ficou emocionada quando a filha pediu pra fazer picolé de frutas em casa. “Gostaria de agradecer o trabalho fantástico que toda a equipe da Brinquedoteca desenvolve com nossos pequenos. Meu filho mudou a relação com as frutas e está aceitando todas depois do espetinho de frutas. Chegou em casa pedindo pra eu fazer. Fiquei até emocionada”, relata. A filha de Sania Fontoura, Maria Vitore Fontoura de 6 anos, adorou o suco de beterraba e até pediu para que ela fizesse em casa. Ela pediu e a equipe passou a receita.

“O projeto do curso de Nutrição na Brinquedoteca tem sido fundamental, pois mostra às crianças e aos nossos monitores a importância de um cardápio equilibrado e rico em todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento. É um trabalho conjunto que começa com a sensibilização dos próprios monitores. Também fizemos reuniões com os pais mostrando a importância de uma alimentação mais saudável. Tivemos algumas dificuldades no início, que foram superadas pelo desempenho da equipe do curso”, finaliza a diretora da Faed Milene Bartolomei.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo Brinquedoteca Cidade Universitária e Cpaq