Programa de mentoria destaca o desenvolvimento de lideranças no empreendedorismo feminino

O Programa Sou Mulher realizou na última quinta-feira, 26, a segunda mesa-redonda do Programa de Mentoria para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Estudantes ou Servidoras Mulheres da UFMS, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso do Sul. Com o tema Técnicas de negócios, vendas on-line, recrutamento e estratégias mercadológicas da Mulher Empreendedora, a atividade foi realizada no formato remoto.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou o crescimento do empreendedorismo feminino, que contribui para o desenvolvimento econômico e ainda colabora para a construção de uma sociedade que gera oportunidades de liderança para as mulheres. “ O grande desafio é encontrar nossa missão e tenho certeza que, enquanto mulheres, nós temos uma força muito grande, e nós atuamos muito no coletivo, nesse fortalecimento mútuo para que a gente possa iluminar mais longe, iluminando uns aos outros. Vamos, cada vez mais, aprimorar nossos conhecimentos. Agradeço ao Sebrae por todo o empenho de vocês, que tem esse olhar, de entender que esse investimento é um investimento para o desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns!”, celebrou.

O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação, Saulo Gomes Moreira deu as boas-vindas a todas mentoradas. “Quero dizer que nessa jornada empreendedora nós temos a oportunidade de trabalhar e conhecer, temos a capacidade de transformar e impactar a vida das pessoas. É por isso que acreditamos no empreendedorismo. Parabéns a todas participantes e sucesso”, disse.

Segundo a coordenadora do Programa Sou Mulher, Luciana Contrera, as mesas-redondas realizadas fazem parte da metodologia utilizada na capacitação do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. “O objetivo desses encontros é complementar o que já foi trabalhado na Jornada Essencial, além de trazermos mulheres para falar sobre suas experiências de vida, [suas experiências] profissionais e, com isso, geramos um aprofundamento, além das reflexões e discussões com os temas que abordamos, trabalhamos e discutimos na mentoria”, explica Luciana.

A coordenadora do Programa de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Maristela França, também deixou sua mensagem para todas as participantes. “Fazer uma Universidade já é um empreendimento. É tempo, dedicação e amor […]  Estar nas instituições como empreendedoras também é uma realização que está dentro de nós, é uma realização de propósito. Vamos compartilhar nossos aprendizados e crescer juntas”, ressaltou Maristela. 

Para a   consultora de políticas públicas, desenvolvimento territorial, inovação e empreendedorismo feminino do Sebrae, Flávia Rosa dos Santos, as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço, embora com muitos desafios e em busca do sucesso. “Empreender sempre é um grande desafio, tudo que aprendemos testamos e colocamos em prática. Inovar é fundamental e preciso, podemos criar nossos negócios em qualquer área em diversas formas, pois tudo é sempre um aprendizado constante, se não fizermos sentido, não vamos aplicar a energia necessária e focar no que é preciso, pois o negócio tem que ser visto de uma maneira sistêmica que sempre vão passar por ciclos”. 

O crescimento da mulher no empreendedorismo traz benefícios para o mercado, como a diversidade de negócios e aumento de empregos. É o caso da engenheira civil Evelyn Mello da Costa, proprietária da empresa Digna Engenharia. “Mulher na construção civil não é fácil, nasci na periferia onde vivo até hoje e sempre batalhei, todos os dias é um aprendizado, aprendo e me capacito, é necessário ter um planejamento, pois quanto mais conhecimento e estudo de mercado nós mulheres tivemos, diminuímos o risco de errar, [mas, ainda assim] o erro faz parte do nosso crescimento é onde aprendemos com ele. Inovar é preciso e sempre estou em busca de inovação. Minha empresa está no mercado desde 2018, e já realizamos quase 400 obras e geramos mais de 2 mil empregos e agora vou abrir uma filial em Portugal. Não desistam de seus sonhos”.

Criado em 2021, o Programa Sou Mulher está alinhado ao Programa Se Cuide, te amo – Uma Ação do Coração da UFMS, reunindo as políticas, práticas e ações direcionadas às mulheres estudantes, servidoras e colaboradoras terceirizadas da UFMS.

Texto: Lúcia Santos