Programa Centelha encerra inscrições dia 10 de março

O Programa Centelha, que visa estimular a cultura empreendedora e de inovação, recebe até o dia 10 de março inscrições de pessoas que tenham ideias inovadoras e queiram tirá-las do papel. A inscrição deve ser feita por meio da página do programa. Serão destinados cerca de R$ 3 milhões em recursos para transformar até 50 ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, o Programa integra academia e indústria, pois muitas propostas são apresentadas por pessoas que ainda estão na universidade, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação. “O Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador”, avalia.

Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados apresentam suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. Nessa etapa, são realizadas algumas verificações para saber se a ideia traz benefícios para a região e se tem potencial de mercado, por exemplo.

Depois, os selecionados elaboram um projeto de empreendimento, no qual detalham o plano de negócio. A partir disso, iniciam o desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução. Ao longo de todas as fases são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

O Programa é fruto de parceria entre: o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); a Fundação Certi; e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Confira mais detalhes, clicando na página do Programa Centelha.

Texto: Christiane Reis com informações da Fundect