Professores recebem cartão de incentivo para ações de ensino

Dez professores da UFMS receberam cartões para fomento a ações de ensino nesta terça-feira, 26. O cartão e a destinação de recursos específicos para estes projetos são inéditos na Universidade e visam o fortalecimento da formação dos estudantes.

A vice-reitora Camila Ítavo celebrou o momento e destacou que é a realização de um sonho. “Com o cartão, daremos ao professor pesquisador ou técnico, celeridade para atender aos anseios desse grupo, que vai produzir material didático, conectar as atividades do ensino, do dia a dia da graduação com a pós-graduação, entre outras ações. Trabalhamos em prol da melhoria contínua da qualidade dos nossos cursos”, disse.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explicou que o edital de fomento ao ensino destina recursos para aquisições, como materiais de consumo, combustível, passagens e diárias. Ao todo, foram cerca de 40 propostas aprovadas e, destas, dez foram contempladas com o cartão. “Ele é especificamente para despesas que não sejam estas já citadas e que não estão em atas da Universidade. Então o professor poderá adquirir outros elementos para fomentar financeiramente e fortalecer sua ação”, apontou.

Para a professora do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), Elaine Sarti, o investimento representa um avanço na formação dos estudantes. “A minha proposta desenvolvida no curso de Enfermagem é relacionada ao trauma. Com o cartão vamos capacitar os estudantes para um procedimento que não existe na maioria dos locais de Campo Grande. Então vamos avançar com o conhecimento de Urgência e Emergência”, pontuou.

Além da docente do Inisa, foram contemplados também professores do Instituto de Biociências e dos Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, de Coxim e de Três Lagoas.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Álvaro Herculano