Desde março, a UFMS tem ofertado cursos rápidos de capacitação para uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com o objetivo de facilitar a realização de aulas e atividades acadêmicas a distância. Em razão da pandemia da Covid-19, as atividades presenciais foram subsituídas pelo uso das ferramentas digitais.
“Achei necessário fazer a capacitação, porque tem muitos recursos disponíveis e que eu não sabia utilizar, e este momento nos exige ter várias opções”, conta a professora Sarita Bacciotti.
Segundo o professor Amaury de Castro Jr., apesar de já ter feito um curso anteriormente e já conhecer as TICs, a capacitação se fez necessária por conta da constante evolução das ferramentas tecnológicas. “A gente tem facilidade de interação, mas pouco contato com essas ferramentas, então a participação num curso dessa natureza realmente possibilita que a gente se mantenha atualizado para o uso no nosso cotidiano de ensino e até de pesquisa e extensão”.
Os cursos estão disponíveis no site ava.ufms.br. Basta logar com o Passaporte UFMS e buscar a categoria de cursos abertos, acessando-os por meio da chave CFTIC_2020.
Professora Sarita achou o material completo e didático. “Achei o curso bastante completo, com materiais ricos, detalhamento conceitual, com disponibilização de tutoriais e aplicação prática. O auxílio da equipe de suporte maximiza o aprendizado no decorrer do curso”.
A Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) é a unidade responsável pela produção dos cursos, com apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic). Ambos os setores dão suporte aos usuários das ferramentas.
“Os servidores que nos atendem têm sido pacientes e atenciosos. O que nos parece um desastre, eles conseguem resolver bem rapidinho e nos esclarecer. Tive momentos de apavoramento, mas a ajuda e fala do pessoal da Sead me tranquilizou em vários momentos”, diz Sarita.
“A Sead e a Agetic sempre foram setores muito atenciosos da UFMS. Eu faço parte de um grupo que dá apoio as pessoas que estão utilizando as TICs no seu cotidiano no contexto do distanciamento social, em razão da pandemia, e é incrível como as respostas são prontamente atendidas. Você manda uma pergunta e eles já te direcionam e orientam, há uma interação muito boa com o grupo, qualquer necessidade ou dúvida você tem todo o suporte necessário”, afirma Amaury. “Isso nos faz realmente ter mais orgulho de fazer parte dessa grande família que é a UFMS. É uma satisfação fazer parte desse grupo, poder ter acesso a essas pessoas e ter esse suporte e atenção toda”.
O professor declara também que mesmo após o retorno das aulas presenciais, ele pretende incluir o uso de TICs em sua metodologia de ensino. “Eu estou bastante empolgado com a possibilidade de conhecer, de me aprofundar um pouco mais no uso dessas tecnologias, e possivelmente com o retorno das atividades presenciais eu vou continuar usando esses recursos como um mecanismo alternativo de complementação na formação presencial”.
Texto: Leticia Bueno