Professores lançam livro sobre Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Ivinhema

Resultado de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq e desenvolvido por pesquisadores da UFMS, será lançado em julho, pela editora da Universidade, o livro “Resíduos Sólidos Urbanos: Diagnóstico do gerenciamento na Bacia do Ivinhema – MS”.

Coordenado pelo professor Marcelino de Andrade Gonçalves, do curso de Geografia da Faeng, o livro “apresenta os dados primários levantados no campo relacionados à situação dos resíduos sólidos urbanos nos municípios localizados na área da pesquisa”.

Ao todo, a Bacia do Rio Ivinhema congrega 25 municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados e região.

Além do diagnóstico dos resíduos sólidos na Bacia do Ivinhema , a obra traz experiências de Organização dos Trabalhadores Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis nos municípios da Bacia e o circuito econômicos da reciclagem e inserção das Associações de Catadores dessas localidades.

O leitor é informado sobre a geração, coleta, destinação e aproveitamento de resíduos sólidos nos 25 municípios.

Também participaram da obra os professores Ary Tavares Rezende Filho e Flávia Akemi  Ikuta, do curso de Geografia da Faeng, Júlio Cezar Ribeiro, do curso de Geografia do CPTL, Antônio Cesar Leal, Unesp – Presidente Prudente e Charlei Aparecido da Silva, UFGD.