Professoras da UFMS debatem sobre transformações no Pantanal nos últimos 36 anos

Amanhã, às 9h30, será realizado o evento “Brasil Revelado 1985 – 2020: As transformações no Pantanal nos últimos 36 anos”, promovido pelo Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas).

Duas professoras do Instituto de Biociências da UFMS foram convidadas para debater sobre o tema: Letícia Couto Garcia Ribeiro, do Laboratório Ecologia da Intervenção; e Edna Scremin-Dias, do Laboratório de Botânica. Elas serão acompanhadas no debate por Renato Roscoe, do Instituto Taquari Vivo.

A abertura do evento será comandada por Felipe Augusto Dias, da Organização Não Governamental (ONG) SOS Pantanal, seguido da apresentação das novidades e dos dados sobre o Pantanal, com os pesquisadores Marcos Rosa e Eduardo Reis Rosa, ambos da MapBiomas.

Logo após, as professoras e o pesquisador convidados apresentarão as possibilidades de pesquisa utilizando a ferramenta elaborada pelo Projeto de Mapeamento para acompanhar a cobertura e o uso do solo no Pantanal e demais biomas brasileiros nos últimos 36 anos.

“A professora Letícia Couto é pesquisadora da UFMS e trabalha com implementação de técnicas de restauração, considerando o custo/efetividade para ganhos socioeconômicos com uso de plantas nativas em Sistemas Agroflorestais, projeto com os indígenas Terenas, apoiado pela ONG SOS Pantanal”, conta a professora Edna Scremin-Dias. “Eu fui convidada para falar das possibilidades do uso desta ferramenta e das novidades e perspectivas de estudos futuros, considerando meus 36 anos de UFMS e de estudos no Pantanal, e as pesquisas que realizei na UFMS, além de ser Conselheira Técnico-Científica da SOS Pantanal”.

O debate será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do MapBiomas e no Facebook do projeto.

Texto: Leticia Bueno

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.