Professor Luciano Gonda conclui mandato no Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Andifes

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) e professor da Faculdade de Computação da UFMS, professor Luciano Gonda, concluiu seu mandato frente à direção do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) . O CGTIC foi criado em 2006 e tem como missão elaborar, por iniciativa própria ou sob demanda, estudos e projetos de desenvolvimento em TIC das instituições de ensino federais, bem como assessorar a Andifes nessa área. “É muito importante a presença de representantes da Universidade nas associações, entidades e comitês. É a UFMS contribuindo no fortalecimento e na construção de políticas públicas em áreas estratégicas para o ensino superior. Quero cumprimentar o professor Gonda pelo excelente trabalho à frente do CGTIC, quando conseguiu importantes avanços na área tecnológica junto ao Ministério da Educação para todas as instituições federais”, ressaltou o reitor Marcelo Turine.

“Minha participação no CGTIC começou em 2014, quando assumi a diretoria do então Núcleo de Tecnologia da Informação, hoje Agetic, da UFMS. O Colégio é formado pelos gestores da área de TIC e é um órgão importante para auxiliar na implantação de serviços digitais de maneira colaborativa nas instituições”, contou Luciano. Em relação à atuação na gestão do Colégio, Gonda foi eleito vice-coordenador em 2017 e, com a saída do coordenador, assumiu o mandato de 2018 a 2019. “Em 2019, ocorreu uma nova eleição e fui reconduzido ao cargo de Coordenador para um mandato de mais 2 anos que se encerrou no dia 5 de julho”, explicou.

A equipe foi integrada pela vice-coordenadora Eunice Pereira dos Santos Nunes, da Universidade Federal de Mato Grosso; a secretária Apuena Vieira Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; no GT de Governança Ligia Maria Carvalho Sousa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); do GT de Gestão de Pessoas, Aline Barros Tavares, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); do GT de Infraestrutura e Segurança, Luís Fernando Faina, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e do GT de Sistemas, Valmir Antunes Pereira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A gestão do professor Luciano Gonda no CGTIC foi importante e exitosa em várias dimensões. Reforçou a organicidade do Colégio ao mesmo tempo que investiu na interação com os demais Colégios e Fóruns da Andifes. Assim, ajudou a construir o sistema de universidades federais. Esteve sempre presente e colaborando com as demandas apresentadas pela Diretoria Executiva e esta Secretaria. Com sua competência e dedicação colocou as TICs no patamar que a modernidade exige. Assim, valorizou a universidade pública e deu mostra da qualidade dos nossos profissionais, em especial da UFMS. Ao Luciano nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento. Certamente continuaremos a contar com a colaboração desse dedicado colega”, disse o secretário executivo da Andifes Gustavo Balduino. “Formamos um grande trio. Tenho gratidão pelo período que estive com o professor Luciano à frente do CGTIC. Ele sempre compartilhou comigo e com os demais coordenadores do Colégio. Ele tem um espírito coletivo, humildade e parceria que tornaram as nossas decisões assertivas e sadias, fazendo com que o colégio crescesse. Continuamos colegas de profissão e, com certeza, ainda iremos trocar muitas experiências”, comentou Eunice Pereira. “O professor Luciano merece todo sucesso. Ele tem muito senso coletivo e estava sempre disponível para nos ajudar em tudo, em especial nas questões gerenciais. Parabéns pela coordenação, ele pegou um desafio enorme devido à pandemia e tirou tudo de letra. Desejo sucesso ainda como gestor de TI e em novas frentes que pode vir a assumir futuramente”, falou Ligia Carvalho.

“Em todos esses anos de coordenação, um dos desafios foi a articulação do CGTIC com entidades externas, como a Secretaria de Governo Digital, Controladoria Geral de União e Tribunal de Contas da União. Mas, com toda a certeza, o principal desafio foi a pandemia, pois muitos serviços digitais foram acelerados e novos surgiram para serem implementados em curto espaço de tempo”, relatou o professor Luciano. “Acredito que uma contribuição importante da gestão foi a integração das Universidades, que passaram a ser bastante participativas e, consequentemente, fortalecer e enriquecer as discussões. Além disso, alguns serviços foram idealizados e desenvolvidos com o apoio do CGTIC, tais como: Diplomas Digitais, Alunos Conectados, Nas Nuvens, Eleições On-line. Outros serviços importantes foram ampliados, como o uso do SEI por nove instituições que estavam sem autorização de uso e a ampliação das salas de conferência Web para 150 pessoas. Um feito importante também foi a realização do 13° Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação (WTICIFES) em 2019, que, apesar de ser restrito às instituições de ensino federais, foi um evento excepcional e, com certeza, está entre os mais importantes da área de TIC no Brasil”, disse Gonda.

Sobre a experiência no CGTIC, Luciano avalia como extremamente positiva. “A troca de experiências é um ponto forte do CGTIC. Todos os gestores são bastante solidários com as demandas dos outros e procuram até auxiliar na implantação de soluções e resolução de problemas. Fiz grandes amigos no colégio que levarei para toda a vida. Ainda, ser coordenador do CGTIC me fez crescer como gestor nessa área e, consequentemente, aprimorar a busca por soluções digitais para a UFMS. Passei a enxergar melhor que a tecnologia sempre será a nossa ferramenta, mas que o nosso objetivo são sempre as pessoas, em especial, nossos alunos e servidores. Saio do CGTIC muito satisfeito com o trabalho realizado, especialmente pelos depoimentos de diversos colegas do CGTIC”, finalizou.

Texto: Vanessa Amin

Imagens: arquivo CGTIC