Professor da UFMS recebe prêmio internacional em evento da área de irrigação

O Inovagri International Meeting é hoje um dos mais importantes eventos da área de irrigação do mundo. No ano passado foi realizado no Chile em parceria com a Universidad de Concepción, através de seu Centro de Recursos Hídricos para la Agricultura y la Minéria – CRHIAM. Na edição deste ano, o evento voltou ao seu país sede, o Brasil.

O Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI, sediado em Fortaleza/CE, promove anualmente o evento internacional Inovagri International Meeting, com foco na divulgação de pesquisas e promoção do conhecimento na resolução de problemas voltados ao uso eficiente da água, para produção de alimentos.

Nesta edição, o evento recebeu mais de 900 trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster. Na ocasião, o professor Ricardo Gava, Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS), que é Doutor em Irrigação e Drenagem, foi premiado ficando em primeiro lugar nas Apresentações Orais.

Foto: J.Moura / @eujmoura

O tema de seu trabalho foi “Performance of Maize Hybrids Subject to Different Application Depths Under Center Pivot” (Performance de Híbridos de Milho Submetidos a Diferentes Lâminas de Irrigação por Pivô-Central), sob autoria dos pesquisadores, professor Ricardo Gava (UFMS/CPCS), professor Christopher M. U. Neale (University of Nebraska-EUA), professor José A. Frizzone (ESALQ/USP), pesquisador Jefferson L. Anselmo (FUNDAÇÃO CHAPADÃO), engenheira agrônoma Mayara F. Cotrim (UFMS/CPCS) e engenheiro agrônomo Irineu E. Kühn (UFMS/CPCS).

O professor ressalta que o trabalho foi fruto da parceria com diversas instituições e faz um agradecimento especial aos seus parceiros – Fundação Chapadão, CampoVita e Irrigação Penápolis – sem os quais a pesquisa não teria sido viabilizada.

“Este trabalho é fruto de uma importante parceria firmada em 2014, entre a Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Chapadão – Fundação Chapadão e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPCS, bem como das empresas CampoVita e Irrigação Penápolis. Desde o início de nossa parceria temos colhido melhores resultados a cada ano e agora estamos em busca também de parcerias internacionais. A FAO teme que o maior conflito mundial no futuro será por água e alimentos. O Brasil é o país que mais tem potencial para ampliar suas áreas agrícolas para geração de alimentos e nesse cenário, Mato Grosso do Sul é um dos estados com o maior potencial para realizar isso sem desmatamento. O estado é repleto de áreas de pastagens degradadas e pecuária extensiva que necessitam ser recuperadas e ter melhoradas suas eficiências de produção”, ressalta Ricardo Gava.

Fonte: CPCS