Processo seletivo busca estudantes para atuar com educação digital

De 21 a 27 de junho estudantes de graduação poderão se inscrever para concorrer à Bolsa Pesquisa, auxílio destinado ao suporte do Projeto de Desenvolvimento Institucional “Apoio, Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – Expansão da Educação Digital”.

Serão ofertadas dez vagas com bolsas de R$ 800, vigentes por um período de até 12 meses. Podem se candidatar graduandos em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Pedagogia, Letras, Audiovisual, Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

“Dentre as inúmeras ações previstas dentro do Projeto de Desenvolvimento Institucional, temos a oferta dessas bolsas para estudantes dos cursos de graduação da UFMS, para que estes possam realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a promoção de inovações tecnológicas nas áreas da Educação e do Paradigma da Internet das Coisas”, diz Hercules da Costa Sandim, diretor da Agência de Educação Digital e a Distância.

O edital oferta vagas para estudantes com habilidades em ferramentas e tecnologias digitais, equipamentos de automação, Internet das Coisas, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento de software, produção de conteúdos audiovisuais e ferramentas de BI. Também é desejável experiência e habilidades com escrita acadêmica científica.

“Em geral, estamos buscando estudantes que tenham perfil inovador na produção e desenvolvimento de pesquisas nestas áreas”, afirma Hercules. “A bolsa pesquisa na graduação coloca os estudantes em contato com grupos e linhas de pesquisas. Isso proporciona uma orientação com pesquisadores experientes na promoção do aprendizado de técnicas e métodos científicos. Além disso, também visa estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade”.

Os perfis das vagas ofertadas estão diretamente relacionados com os objetivos e ações do projeto, que se encontram dentro de três eixos:

  1. Institucionalização da Educação Digital e a Distância no Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFMS;
  2. Internacionalização para o Desenvolvimento Científico, Inovação, Educação e Empreendedorismo para a Excelência na Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS; e
  3. Implantação de um Modelo de Governança Digital no contexto da Educação Digital para uma Cidade Universitária Sustentável e Inteligente.

As inscrições devem ser feitas em sigproj.ufms.br. No edital há uma tabela completa com a descrição das atividades a serem desenvolvidas por cada bolsista, bem como o número de vagas para cada oportunidade.

Texto: Leticia Bueno

Download (PDF, 332KB)