Na manhã de sábado (27), último dia da programação da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi realizada a cerimônia da Premiação Regional da Olimpíada de Matemática (OBMEP), no Teatro Glauce Rocha. Essa foi a primeira vez em 15 anos de existência da OBMEP que uma cerimônia de premiação, no caso a regional, foi realizada durante a reunião da SBPC. O projeto começou em 2005 e acontece todos os anos. Além das autoridades locais, participaram da cerimônia alunos, pais e professores de todo o estado.
No estado de Mato Grosso do Sul foram premiados 132 alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, sendo 13 medalhas de ouro, 35 medalhas de prata e 84 medalhas de bronze. Além dos alunos medalhistas, em Mato Grosso do Sul 658 alunos foram premiados com certificados de menção honrosa, que foram encaminhados para as respectivas escolas desses alunos. Em relação a edição anterior, houve um aumento de 22 medalhas no Estado.
Além dos alunos medalhistas que subiram ao palco para receber suas medalhas e certificados, foram premiadas algumas escolas, secretarias e professores pelo desenvolvimento de seus alunos. Os 13 alunos que receberam a medalha de ouro já haviam sido premiados na etapa nacional, que aconteceu em 8 de julho, em Salvador (BA), portanto já subiram ao palco com suas medalhas, recebendo apenas o certificado.
O coordenador regional da OBMEP Bruno Dias Amaro explicou que a Olimpíada de Matemática é dividida em duas fases. Na primeira fase foram mais de 18 milhões de alunos inscritos a nível nacional. Bruno ressalta que esse número é quase o triplo de alunos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Desses alunos, mais de 900 mil foram para a segunda fase. Em Mato Grosso do Sul esse número foi de cerca de 16.500 alunos. O coordenador regional faz questão de desmistificar que a OBMEP seja apenas uma prova. “A OBMEP é mais do que uma prova, ela é um programa que visa o crescimento, aperfeiçoamento e a organização lógica-matemática de todas as pessoas envolvidas. As provas são apenas o início de vários projetos que um aluno medalhista pode ter”, e explicou os diversos programas de ensino que a OBMEP disponibiliza aos alunos medalhistas. Segundo o coordenador regional, o objetivo da OBMEP é estimular e promover o estudo de matemática entre os alunos de escolas públicas e privadas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas contribuindo para sua valorização profissional.
A diretora do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS Patrícia Sândalo Pereira faz questão de evidenciar a responsabilidades dos pais no sucesso desses alunos. “Eu quero parabenizar os pais pelos filhos que têm. A gente sabe que para ter alunos com sucesso desse jeito, tem que ter uma família estruturada e que incentive esse aluno a realmente estudar. Espero que eles continuem ganhando outras medalhas e que futuramente estejam aqui no Instituto de Matemática cursando um dos nossos cursos. ”
Estiveram presentes no evento para a entrega da premiação diversas autoridades locais, como o coordenador regional da OBMEP Bruno Dias Amaro; o coordenador de gestão acadêmica Cristiano Costa Vieira, representando o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Marcelo Turine; o superintendente de Políticas Educacionais Hélio Daher, representando o governador do Estado Reinaldo Azambuja; a secretária adjunta de educação de Campo Grande Soraia Campos, representando o prefeito Marquinhos Trad; o comandante do Colégio Militar de Campo Grande Coronel Marcelo Zanon; o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Luiz Simão Staszczak; a diretora do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS Patricia Sândalo Pereira; e a coordenadora regional do Programa de Iiniciação Científica da OBMEP Carina Miranda Leite.
Texto e fotos: Mariana Alvernaz (Estagiária de Jornalismo)