O seminário “Antropologias Contemporâneas e Fronteiras”, organizado pelo Mestrado em Antropologia Social da UFMS, recebe propostas para Grupos de Trabalhos (GTs) até sexta-feira (10 de agosto). O evento será realizado de 17 a 19 de outubro, na Cidade Universitária, e tem como objetivo debater os modos de produção antropológica contemporâneos e refletir sobre as diversas fronteiras étnicas, nacionais, científicas e identitárias.
Podem participar dos GTs acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade, graduados, mestres, doutores, professores de escolas de ensino fundamental e médio, participantes de movimentos sociais, coletivos e organizações não governamentais que buscam consolidar os programas de pós-graduação em Antropologia em todo país.
Os GTs só poderão ser propostos por mestres e doutores, responsáveis pela coordenação de seus respectivos grupos. A participação é gratuita e as propostas devem dialogar com os seguintes eixos temáticos: Antropologia Urbana; Fronteira; Povos Tradicionais e Mobilidade; Gênero e Sexualidade; Religiosidade; Antropologia da Política; e Antropologia e trânsitos disciplinares (educação, direito, saúde, turismo, entre outros).
De acordo com a comissão organizadora, a programação será lançada em breve e foi estruturada a partir da contribuição de pesquisadores que são referências teóricas nacionais e regionais, partindo das linhas de pesquisa “Identidade, Cultura e Poder” e “Povos e comunidades tradicionais, fluxos e fronteiras”.
O seminário terá a participação de antropólogos e demais profissionais da área para a troca de experiências e reflexões, assim como as perspectivas de futuro e organização deste segmento, que venham a enriquecer o desenvolvimento de pesquisas.
As inscrições, o regulamento e demais informações estão disponíveis no site: https://sacfppgas.wordpress.com/
Paula Navarro (estagiária de Jornalismo)