Portal de Saúde Mental traz orientações para a comunidade universitária

A partir de agora a comunidade universitária tem à disposição uma página voltada para o compartilhamento de informações sobre o cuidado com a saúde mental. O Portal de Saúde Mental da UFMS integra as ações da campanha Eu Respeito e reúne detalhes sobre os serviços de atendimento psicológico disponíveis na Instituição e na rede pública de saúde, além de orientações em casos de emergência.

O endereço eletrônico foi desenvolvido por uma comissão envolvendo profissionais relacionados à saúde de diversas Unidades. “Essa comissão preparou um material muito rico, além de propor a criação de um portal onde nós pudéssemos ter acesso às principais informações sobre a saúde mental dentro da UFMS, tanto para estudantes quanto para servidores”, afirma o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

Os estudantes da Cidade Universitária e dos Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, de Paranaíba, de Três Lagoas e do Pantanal podem solicitar neste link o atendimento psicológico oferecido pela Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante e pelas Unidades de Apoio para Assuntos Estudantis (UAP-AE).

Estudantes de todos os Câmpus também podem solicitar o atendimento social, realizado pela equipe de assistentes sociais da Secretaria de Assistência Estudantil e das UAP-AE, visando o encaminhamento aos diversos serviços prestados pela rede pública, privada e não-governamental de saúde. “Dependendo da situação, ele será encaminhado para o melhor local para atenção à saúde mental, como o Serviço Escola de Psicologia, vinculado à Faculdade de Ciências Humanas (Fach), ou a rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o pró-reitor.

Já os servidores ativos e aposentados têm acesso às ações de prevenção e promoção à saúde ocupacional, desenvolvidas por meio de vídeos, cartilhas, palestras, curso e dos atendimentos individuais pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) . “As ações em saúde mental que são desenvolvidas pela Progep têm a preocupação de prevenir o adoecimento dos servidores a partir do compartilhamento de informações relacionadas à saúde mental e da conscientização a respeito do cuidado consigo mesmo e com as pessoas que fazem parte do nosso convívio”, explica a diretora de Atenção ao Servidor Suzi Rosa Miziara Barbosa.

Os técnicos-administrativos e docentes da Universidade podem solicitar neste link os atendimentos psicológico e de serviço social, além de fazer jus à assistência médica e odontológica por meio da adesão ao Programa de Assistência à Saúde da UFMS. “Quando falamos de acolhimento, precisamos entender a importância do olhar empático e o cuidado com o outro. Desta forma, nos cabe fazer a reflexão sobre como temos nos comportado nas nossas relações interpessoais, se estamos atentos ou negligentes em nossos relacionamentos. Muitas vezes não paramos para observar aqueles com quem convivemos diariamente e, por isso, deixamos de notar mudanças de comportamento e de humor em nossos colegas, estudantes e demais pessoas”, complementa a diretora.

Por fim, a comunidade externa também pode buscar atendimento de forma gratuita neste link, por meio do Serviço Escola de Psicologia da Fach, ou pelo Ambulatório de Psiquiatria e do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), mediante o Sistema de Regulação do SUS.

Para o pró-reitor Albert Schiaveto de Souza, é de extrema importância a participação da comunidade universitária no compartilhamento das informações disponibilizadas no portal a respeito do protocolo de atendimento para situações de emergência em saúde mental. “Nós acreditamos que os nossos estudantes são aqueles mais sensíveis e que podem fazer a escuta inicial daqueles que estão em sofrimento mental, podendo iniciar um pedido de ajuda para que nós possamos prestar um atendimento ao nosso estudante”, completa.

Texto: Thalia Zortéa