Parque da Ciência tem programação gratuita e aberta à comunidade neste sábado

No sábado, 18, a partir das 8h, o Parque da Ciência da UFMS recebe crianças de toda a comunidade, acompanhadas de seus responsáveis, para atividades recreativas. A ação é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, basta comparecer ao local, na Esplanada do Morenão.

Além da visita guiada aos monumentos interativos do Parque, que apresentam as mais diversas áreas da Ciência aos visitantes, o projeto de extensão Sábado no Parque da Ciência promove também uma programação com interações lúdicas como contação de histórias, desenhos e pinturas, e diversas atividades físicas por meio de brincadeiras. 

“O Parque da Ciência é mais uma porta aberta da UFMS à comunidade externa, mais uma forma de dizer que estamos aqui por vocês e para vocês. O Parque já recebe visitas escolares diariamente, agendadas por meio da página parquedaciencia.ufms.br, e este projeto do Sábado no Parque da Ciência, em específico, é complementar e importante, pois é um momento de diversão e conhecimento que estimula não só as crianças, mas também os adultos”, aponta uma das responsáveis pelo espaço e professora da Faculdade de Computação, Luciana Montera.

Para a diretora de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (DIPC/Proece), Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, o Parque é um instrumento que os professores das escolas e outras instituições de ensino podem aproveitar para dinamizar e colocar na prática alguns de seus conteúdos. “São momentos de aulas de Física, Química, Matemática, Música e até Língua Portuguesa extra sala. E as visitas agendadas sempre acabam em um laboratório da UFMS, para que o aluno tenha mais contato com a Ciência na prática”, explica.

A diretora ressalta que o projeto Sábado no Parque da Ciência foi criado pelos servidores da DIPC, Ana Paula Banyasz e Cris Almeida Orue, por sentiram a necessidade de popularizar ainda mais os monumentos científicos. “De cara nosso pró-reitor Marcelo Fernandes abraçou a ideia e, pelo menos um sábado por mês, teremos estas manhãs de brincadeiras e ciência, guiada por nossos bolsistas”.

“A ação é direcionada às famílias e oferece lazer e aprendizado. A visita aos monumentos é guiada por estudantes que participaram de treinamento específico e as brincadeiras são realizadas também por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Pedagogia, todos acompanhados por integrantes do projeto”, informa Ana Paula Baniasz. 

Em 2024, o Sábado no Parque da Ciência está previsto para o terceiro sábado de cada mês. Na edição de abril, o evento teve cerca de 100 participantes. Mais informações e o agendamento de visitas em grupos ou individuais podem ser acessadas na página parquedaciencia.ufms.br

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Arthur Ayres, Isadora Prado e Rúbia Pedra