Parceria com Itaipu Binacional fortalece projetos de desenvolvimento sustentável da Universidade

O reitor Marcelo Turine participou de reunião com representantes da Itaipu Binacional nesta semana, em Foz do Iguaçu. No encontro, foram apresentados aos gestores de instituições públicas federais e estaduais dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul os detalhes do programa de extensão com foco em sustentabilidade territorial. 

A iniciativa pretende criar um programa de extensão universitária em projetos voltados à sustentabilidade, para avançar na implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. O foco é estimular os estudantes a se envolverem na busca de soluções para os desafios socioambientais contemporâneos e na construção de um futuro mais sustentável.

O reitor Marcelo Turine ressaltou a importância de fortalecer a extensão por meio de projetos dessa autoria. “A própria história da Itaipu é um movimento muito positivo com as nossas universidades, gostaria de parabenizar essa ação, a extensão é algo estratégico nesse momento, é algo que nos motiva, levar a universidade cada vez mais perto da população”.

“Esse programa de extensão é promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional, então os assuntos precisam ser relacionados a temas como, conservação das bacias hidrográficas, reaproveitamento e reciclagem de materiais, gestão e eficiência energética e também é necessário que seja desenvolvido com relação a região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul e Paraná, os projetos então precisam ter essa visão de impacto, social, ambiental e econômico dentro desse espaço delimitado”, relata o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, que também esteve presente no evento.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, parcerias que têm a questão ambiental como foco são fundamentais. “Este programa de extensão da Itaipu ratifica o protagonismo das universidades para se alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Por isso, reforçamos a importância de termos a governança e gestão universitária alinhadas com os ODS, pois demonstramos que a UFMS é uma instituição que promove o desenvolvimento sustentável por meio de seus projetos em diversos âmbitos e temas, estando aberta a parcerias com instituições que queiram contribuir com um futuro sustentável”.

Estiveram presentes na reunião o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, diretor de coordenação, Carlos Carboni, diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo e o superintendente de gestão ambiental, Wilson João Zonin, além de gestores de instituições públicas do Paraná.

“Além da produção de energia, faz parte da missão de Itaipu contribuir para o fortalecimento das políticas sociais e ambientais. E, para isso, a parceria com as universidades é fundamental. Esperamos que, a partir deste encontro, tenhamos grandes parcerias pela frente”, afirmou o diretor geral brasileiro, Enio Verri.

Também estiveram presentes gestores da Universidade da Grande Dourados, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

A previsão é que o edital de financiamento dos projetos seja lançado em setembro. 

Reconhecimento internacional 

A publicação britânica Times Higher Education classificou a UFMS pelo quarto ano consecutivo entre as melhores do Brasil e a segunda do Centro-Oeste em impacto no desenvolvimento sustentável. A instituição é a única de Ensino Superior em Mato Grosso do Sul listada na avaliação.

Na classificação global, a UFMS e outras sete universidades brasileiras ocupam a faixa 401-600 entre as 1.591 instituições de ensino superior avaliadas, em 112 países.  

Texto: Bianka Macário, com informações da Itaipu Binacional

Fotos: Divulgação