Parceria com a Secretaria de Estado de Saúde viabiliza novos investimentos em pesquisas contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, 14, foi assinado acordo de cooperação entre a UFMS e o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Por meio do acordo, serão destinados R$ 1,2 milhão ao projeto de pesquisa intitulado “Vigilância e monitoramento genômico, imunológico e de infecções fúngicas invasivas associados à Covid-19 em MS”, relacionado ao enfrentamento da Covid-19 e desenvolvido pela Universidade. Os recursos serão geridos pela Fundect e poderão ser utilizados na compra de equipamentos, por exemplo.

A  cerimônia foi realizada na Sala de Atos da Reitoria e contou com a participação do reitor Marcelo Turine e da vice Camila Ítavo, do secretário e da secretária adjunta da SES Geraldo Rezende e Crhistinne Maymone, do diretor da Faculdade de Medicina (Famed) e do coordenador do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Labdip) James Venturini.

“Hoje não existe saúde sem envolver inovação, ciência e tecnologia. Nosso estado se tornou exemplo no Brasil. Este é um momento de celebração e queria agradecer a todos, especialmente, a você, secretário Geraldo, e a você, Crhirstinne, pela parceria e pelo olhar cuidadoso com a nossa Universidade. Parabéns pela coragem, pela governança no processo e pela inovação. O que precisarem estamos à disposição”, disse o reitor.

Segundo Turine, os investimentos já realizados no Labdip, desde o início da pandemia,  proporcionaram a modernização e melhoria na infraestrutura da unidade. “O Labdip é outro laboratório! Nesse projeto temos outras duas unidades envolvidas – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) e Instituto de Biociências. Esses recursos serão destinados às atividades de pesquisa em doenças infecciosas. É muito mais fácil quando descentralizamos o recurso e colocamos nas mãos do pesquisador”, complementou.

“Fiz questão de vir aqui, hoje, para encontrar o reitor Marcelo Turine, que vem sendo muito parceiro na UFMS. Vocês foram fundamentais e agradeço mais uma vez pela cedência da professora Crhistinne Maymone para nos auxiliar como secretária adjunta na SES. Mato Grosso do Sul, diferentemente de outros estados e, até do país, criou uma unidade fundamental com as prefeituras e secretários municipais de saúde. Agradeço ao reitor e à Fundect, pois as pesquisas são importantes para realizarmos nossas ações de forma mais eficiente e rápidas”, enfatizou o secretário.

A secretária adjunta elogiou a postura da UFMS. “Tivemos a parceria de muitas outras instituições, mas com certeza a que mais teve próxima da inovação tecnológica foi a UFMS, por meio da Famed. Os melhores infectologistas, consultores ad hoc e que foram nossos mentores estão na Faculdade.  Vocês nos ajudaram bravamente e tudo isso fez com que tomássemos as decisões com base nas evidências científicas. Isso é um orgulho muito grande para nós”, comentou Crhistinne.

“Quero enaltecer o trabalho em conjunto realizado aqui e enfatizar que Mato Grosso do Sul vem sendo considerado estado exemplo no combate ao novo coronavírus e dizer que a Fundect está à disposição para trabalhar com a Universidade como administrador dos recursos. Parabéns a todos”, disse o diretor-presidente da Fundect Márcio de Araujo Pereira.

O diretor da Famed Marcelo Vilela também agradeceu pelo apoio da SES. “A Faculdade de Medicina se faz presente nessas ações por meio do Labdip, seus técnicos e pesquisadores. Nosso apoio e gratidão à SES e à Reitoria também. Que possamos sempre estar juntos facilitando a construção de uma sociedade melhor”, disse Marcelo.

“Gostaria de reforçar a gratidão que temos para com a Secretaria durante esses anos de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Obrigada pela confiança! Esse projeto é uma continuidade dessa parceria. Será uma fase mais sólida e de fortalecimento das ações. Por meio dele temos a possibilidade de monitorar a atual fase que vivemos em relação à pandemia para verificar se no decorrer do tempo teremos novas variantes, a eficácia das vacinas e, especificamente, em relação as infecções fúngicas. Também quero agradecer aos professores, técnicos e estudantes envolvidos”, comentou o coordenador Labdip James Venturini.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Leandro Benites