Na noite de quarta-feira, 18, instrumentos dedilhados do século 18, como a teorba e o alaúde, foram tema da discussão transmitida pela plataforma Google Meet. A apresentação faz parte do Festival Mais Cultura, que teve início nesta segunda-feira e seguirá até 23 de novembro.
A roda de conversa contou com a presença dos músicos Anderson Lima, Alexandre Ribeiro e Gustavo Penha. Alexandre Ribeiro apresentou transcrições de duas sarabandas das Cello Suites de J.S Bach e também comentou sobre a importância desses instrumentos na contemporaneidade. “O Festival que vocês estão fazendo é de fundamental importância para a disseminação desses instrumentos, eles precisam ser divulgados”, comenta.
Gustavo Penha, coordenador do curso de Música da UFMS, também apresentou alguns instrumentos dedilhados e instrumentos para órgão entre os séculos 17 e 18. “Gostaria de falar sobre um ponto de vista técnico pensando na singularidade dos instrumentos, algo que sai um pouco do normal e que está nos pequenos detalhes”, explicou o professor ao iniciar sua apresentação.
Os músicos também abordaram algumas dificuldades de disseminação e incentivo dos instrumentos, tanto no ensino quanto no mercado. “É uma iniciativa pessoal, como os instrumentos são caros, eu deixo alguns que eu não estou usando com meus alunos”, comenta Alexandre, que também dá aulas de teorba.
O encontro também teve a participação de espectadores que participaram com perguntas por meio do chat da plataforma.
Texto: Raissa Quinhonez (estagiária da Agecom)