Palestra sobre saúde no trabalho abre Semana de Desenvolvimento Profissional 2023

Como parte da programação da Campanha Eu Respeito, do Programa Se Cuide, Te Amo, a 7ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS teve início nesta segunda-feira, 8, com a palestra  “Saúde Mental, bem-estar e inteligência emocional – desafios e tendências para inserção profissional e humanização no trabalho”, ministrada pela professora Tatiane Paschoal da Universidade de Brasília, em uma transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS

A abertura teve a participação do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, que falou sobre a importância do tema e da participação dos estudantes e egressos.

“Nós temos vários desafios mesmo em termos de gestão pública para que a gente possa ter um relacionamento melhor e uma saúde mental melhor entre os nossos servidores e nessa comunicação entre nós, servidores e com a comunidade tanto de estudantes como a comunidade em geral. Então, essa interligação, essa conexão entre egressos, estudantes e a nossa comunidade em geral tem trazido ótimos frutos”, relatou o pró-reitor.

O evento, mediado pela assistente em Administração da UFMS, Marcela Elisa Bertin, também teve a participação dos pró-reitores de Graduação, Cristiano Costa Argemon; de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo; de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão; de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros; da diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Luciana Contrera; do diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Gonda; e do técnico em Assuntos Educacionais, Fernando Delapria.

Durante a palestra, a professora da UnB, Tatiane Paschoal, abordou pontos como o estresse no trabalho e o impacto direto e indireto na saúde do trabalhador e tendências de mudanças nas práticas de gestão e práticas organizacionais.

“A ideia é trazer para vocês e discutir um pouco do que diz a literatura científica no campo da psicologia organizacional, sobre o bem-estar no trabalho, os desafios e algumas tendências nas organizações, especialmente focando numa melhor inserção do profissional e uma maior humanização no trabalho. Então vamos ver o que esses estudos, esses achados nos dizem e nos trazem para a reflexão”, destacou a professora.

Ainda de acordo com a professora, os estudos mostram que as organizações de trabalho são espaços onde são vivenciados diversos tipos de emoções, sejam elas negativas ou positivas, além das forças pessoais.

“Pensando no trabalho humanizado nós temos uma grande responsabilidade, um longo caminho para trilhar e é uma tarefa de todos nós que pertencemos as diferentes organizações, diferentes grupos e diferentes redes”.

O público que acompanhou a abertura ao vivo pôde participar do chat da transmissão pelo canal da TV UFMS, onde foi disponibilizada lista de presença para entrega de certificado de participação. A palestra também ficará disponível no canal para visualização posterior.

Programação da Semana de Desenvolvimento Profissional 2023 

Até o dia 13 de maio, estudantes e egressos da Universidade têm a oportunidade de participar de mais de 113 atividades híbridas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e mesas redondas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Três Lagoas e do Pantanal. Os participantes que cumprirem a carga horária poderão receber certificado.

A programação completa pode ser acessada no portal sedep.ufms.br. Para se inscrever, clique neste link.

Texto: Mirtes Ramos