Palestra sobre empatia e resiliência abre Semana de Desenvolvimento Profissional

A programação da 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep) terá início em 2 de agosto, com a palestra “Empatia e resiliência como pilares no desenvolvimento profissional”, ministrada pela gerente de Aquisição de Talentos da Pepsico, Juliana Vedovato. A transmissão será ao vivo, às 8h, pelo canal da TV UFMS.

O tema da palestra é também o assunto central do evento coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e foi escolhido por sua abrangência e relação com o momento atual. “É um tema que vai além do mundo profissional, mas de muita importância quando aplicado no trabalho. Acreditamos que a palestra de abertura transmitirá o poder que temos em sermos humanos, empáticos e a força de superação. Mesmo com as dificuldades advindas da Covid e suas consequências, somos resilientes em continuar”, diz a assistente em administração da Sedep, Marcela Elisa Bertin.

A palestra abre a programação da Semana, que se estende até o dia 6 com mais de 120 atividades e participação de todos os câmpus da Universidade. As inscrições podem ser feitas até o último dia de evento na página sedep.ufms.br, onde também está disponível a programação completa.

Programação

A Cidade Universitária prevê diversas atividades com palestras sobre as áreas de Jornalismo, Zootecnia e Matemática. A carreira de UX e como ser trainee e estagiário também serão abordados, além de como usar a empatia no trabalho, na vida pessoal e na ascensão profissional.

“No novo normal todo mundo é calouro” é o tema de uma das palestras do Campus de Aquidauana, que também terá a mesa-redonda “O poder de reinventar-se: desafios e adaptações em contexto profissional”. Como destaques, o Campus de Coxim apresenta “Professorar: narrativas do fazer após a formação acadêmica” e debates sobre empreendimentos em enfermagem, vocações jurídicas e o mercado de trabalho em sistemas de informação.

Plano de carreira, desenvolvimento profissional, licenciatura em Pedagogia, experiências profissionais e pós-graduação e experiências e práticas em Arquitetura e Urbanismo são os assuntos programados pelo Campus de Naviraí. Já na unidade de Nova Andradina, as áreas da Contabilidade, da Engenharia de Produção e da Administração, entre outros assuntos que envolvem o mercado de trabalho, serão os assuntos principais da programação.

“Ética e empregabilidade”; “Proatividade, motivação e resiliência”; “Saúde mental e trabalho remoto” e “Desenvolvimento sustentável – governança ambiental” serão os temas abordados na programação do Campus do Pantanal. Em Três Lagoas estão previstas as palestras “Criptomoedas: desmistificando o conceito e notas práticas” e “Como fazer seu imposto de renda” e a mesa-redonda “Trabalho e emprego, distinções entre vínculo empregatício e trabalho autônomo”.

O Campus de Paranaíba terá palestras como “Entrevista profissional de seleção: aspectos psicológicos” e “Terminei a graduação: e agora? Desafios para o administrador e marketing digital e empreendedorismo”. Durante a semana também será discutido o tema “Os caminhos a percorrer da graduação à pós-graduação no Brasil”, programado pelo Campus de Ponta Porã.

A exemplo do ano passado, todas as atividades serão realizadas on-line, por meio de plataformas digitais como o Zoom e o Google Meet, a maioria com transmissão pelo canal da Semana de Desenvolvimento Profissional no YouTube.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis