Outubro Rosa é celebrado no Humap-UFMS/Ebserh

Outubro Rosa é um movimento internacional realizado durante todo o mês de outubro para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E também para chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico, de fazer a mamografia e de estimular que elas se toquem façam o autoexame das mamas.

Diversas instituições do mundo organizam atividades de conscientização sobre a importância dos autocuidados femininos,  principalmente sobre a realização de exames periódicos.

O Humap-UFMS/Ebserh também teve algumas ações do Outubro Rosa com o objetivo de levar informações para suas colaboradoras.

No dia 26 de outubro, em parceria com o Hospital do Amor, Sicredi e Unileya aconteceu a palestra: “Prevenção é o ano todo”, ministrado pela enfermeira Danielly Souza que falou sobre a importância da data, dos cuidados, apresentou casos de câncer de mama e respondeu perguntas das participantes.

A participantes receberam material impresso informativo, houve sorteio de brinde, foi um oferecido um mini coffee seguindo as normas de biossegurança e um bombom com mensagem foi entregue a cada um delas.

“ Infelizmente muitas mulheres ainda têm vergonha de realizar os exames. Acham normal as alterações mamárias e não procuram atendimento médico. Ou, ao realizarem exames, quando algo é detectado e entramos em contato para realizar novos procedimentos de confirmação, elas simplesmente não retornam. Por isso o Outubro Rosa é tão relevante”, diz Danielly.

No início da palestra, a enfermeira Angelita Druzian, fez um depoimento pessoal de quando ela descobriu que estava com câncer de mama e como foi o enfrentamento da doença: “ na minha família existem mais de 50 mulheres e nenhuma teve câncer de mama. Quando recebi a ligação e o médico começou a falar, parecia que tinha aberto um buraco no chão, que aquilo não estava acontecendo comigo. No primeiro momento foi um impacto, mas eu decidi que não iria morrer aos 46 anos de câncer.  Fiquei careca, mas isso não me afetou. Não foi fácil, no entanto, eu venci o câncer e continuo realizando meus exames”.

O hospital também foi decorado com balões cor de rosa e de noite, a fachada iluminada com luz rosa e todos os colaboradores foram incentivados a vir no dia 26/10 com alguma peça ou acessório com a cor da campanha, numa grande corrente de conscientização.

O Hospital do Amor

O Hospital de Amor, sabendo da importância do diagnóstico precoce do câncer, desenvolve diversos projetos que visam oferecer excelência e humanização na realização de exames preventivos gratuitos à população.

O instituto, em Campo Grande,  conta com uma unidade fixa e uma unidade móvel de prevenção, onde são realizados exames de mamografia e Papanicolaou. Os atendimentos da unidade móvel ocorrem somente nos bairros da cidade de Campo Grande (MS), sendo, ao todo, 74 bairros percorridos pela unidade móvel. A mesma tem capacidade para realizar 1.140 exames de mamografia/mês e 1.200 exames de Papanicolaou/mês.

Contato: (67) 3304-6600 – Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3103 – Bairro Aero Rancho.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Humap-UFMS/Ebserh