Orgulho e gratidão marcam cerimônia de colação de grau de estudantes da Facfan, Facom, Famez e do Inisa

A cerimônia de colação de grau reuniu 80 estudantes das faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), de Computação (Facom), de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) e do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) na tarde desta terça-feira, 2. A segunda solenidade do calendário de celebrações foi realizada no formato remoto, com transmissão no canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine ressaltou que são mais de mil novos profissionais formados pela UFMS.

O reitor Marcelo Turine reforçou que a UFMS é a maior Universidade de Mato Grosso do Sul e forma 1.200 novos profissionais nesta semana. “É um orgulho muito grande cumprir a nossa missão enquanto Universidade, enquanto professores e cientistas. Ficamos felizes em participar de uma cerimônia como esta, é o término de um processo”, ressaltou. 

A vice-reitora Camila Ítavo enfatizou que os estudantes devem aproveitar o momento, além de agradecer, comemorar e honrar. “Não esqueçam de agradecer e comemorar, é isso que nos dá força para continuar nos momentos difíceis. Além disso, não esqueçam de honrar a origem, as lutas de vocês e, sobremaneira, que honrem a nossa Instituição”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, lembrou que os estudantes podem voltar para a pós-graduação.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, resumiu seu discurso em quatro pontos principais. “Primeiramente, parabéns: quero desejar muito sucesso e alegrias na profissão de vocês. Que vocês sejam agradecidos: por terem concluído o curso, agradeçam aos pais de vocês, aos servidores. Façam a diferença. E, finalmente: continue conosco ou volte quando quiser. Aqui, temos 32 programas de pós-graduação, a nível de mestrado e doutorado”, comentou. 

A professora Carla Cardozo Pinto de Arruda, paraninfa do curso de Farmácia, fez um discurso em nome de todos os homenageados. “Espero que exerçam a profissão que escolheram com alegria e muita responsabilidade”, disse.

Para a diretora da Facfan, Fabiane La Flor Ziegler Sanches, o momento é de felicidade não só para os formandos, mas também para todos os servidores que estiveram envolvidos no processo. “Nós, enquanto servidores, fizemos o melhor para que vocês tivessem um  ensino público de qualidade e fossem para o mercado de trabalho carregando com vocês o orgulho de serem UFMS, de serem da nossa família. Formamos cidadãos para contribuir para a sociedade em diversos níveis, então espero que tudo que vocês aprenderam com a gente, levem para a sociedade”, frisou. 

O diretor em exercício da Facom, Irineu Sotoma, elogiou a capacidade dos estudantes em vencer desafios, considerando o período de pandemia enfrentado ao longo da trajetória de formação. “Vocês superaram desafios pessoais e acadêmicos, espero que continuem com esse espírito de superação. Esperamos vê-los em grandes conquistas, seja como pesquisadores, empreendedores ou profissionais de excelência”.

Além de parabenizar os estudantes, o diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, lembrou que a UFMS continua de portas abertas, para aqueles que queiram continuar com a formação. “Este é só o começo, de um ano contínuo. Continuem procurando, estudando, buscando especializações, é isso que vai dizer que profissionais seremos no futuro”, aconselhou.

Diretor do Inisa, Marcos Antonio Ferreira Junior, ainda chamou a atenção para o fato de muitos dos formandos terem vindo de escolas públicas, e que conseguiram concluir a graduação, apesar das dificuldades. “Agora, vocês carregam o símbolo UFMS, que vai estar sempre no currículo. Vocês carregam um selo de qualidade e, por isso, precisamos festejar. É um dia muito feliz!”.

A cerimônia de colação de grau formou estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos, Farmácia, Nutrição, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Fisioterapia. 

O estudante Eder de Oliveira fez o juramento em nome de todos os formandos.

O estudante de Farmácia Eder Almeida de Oliveira representou todos os formandos e fez o juramento durante a cerimônia. “Obedecerei aos preceitos da ética e da moral e, consciente das minhas responsabilidades legais, exercerei com lealdade a profissão que escolhi”, disse. Além disso, a estudante de Enfermagem Patrícia Duarte também fez discurso em nome dos novos profissionais. 

O diploma será disponibilizado em breve aos formandos, tanto no formato digital quanto físico. Os estudantes devem conferir com a direção de cada unidade. 

Texto: Mylena Rocha