Novos programas de residência abrem inscrições em fevereiro

Aprovados receberão bolsas do Ministério da Saúde, por dedicação exclusiva em tempo integral ao programa

Os dois novos programas de residência uniprofissional da UFMS iniciam em fevereiro o processo seletivo para ingresso em 2024. As inscrições para as vagas de residência em Psicologia Clínica e Radiologia Odontológica e Imaginologia abrem inscrições na segunda, 5, e terça-feira, 6, respectivamente, na página da Pós-Graduação. Os interessados têm até o dia 12 para participar.

As novas residências trazem novidades, tanto para a UFMS quanto para o estado de Mato Grosso do Sul. “Existem poucos programas de Residência em Radiologia Odontológica no país e acredito que com a infraestrutura que a UFMS está nos proporcionando, nosso corpo docente e a parceria com outras instituições, teremos uma formação qualificada para o residente, tornando ele um profissional diferenciado para o mercado de trabalho”, destaca o coordenador da residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia e professor da Faculdade de Odontologia, Yuri Nejaim.

Os residentes terão à disposição para as atividades toda a infraestrutura da Faculdade de Odontologia com equipamentos como aparelho panorâmico de última geração, tomografia computadorizada de feixe cônico, equipamentos intraorais digitais, laboratório multimídia, entre outros. Entre as instituições parceiras, estão a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e Cropp Radiologia Odontológica.

O coordenador explica que a residência foi criada com o objetivo de inserir um programa de pós-graduação na Faodo e expandir o serviço de radiologia odontológica. “Os residentes vão auxiliar na formação de graduandos, atender, realizando exames de imagem, pacientes internos e externos e pesquisar. […] O curso tem início agora em março de 2024 com a entrada de dois residentes e em 2025 esperamos contar com quatro residentes no total. Isso vai nos ajudar a aumentar o fluxo de atendimentos para realização de exames de imagem na Faodo com uma melhor qualidade do serviço oferecido. Esperamos que nosso serviço vire referência no Estado”, ressalta.

O coordenador do programa em Psicologia Clínica e professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), Tiago Ravanello, explica que o curso tem como base as políticas de Saúde Mental, pensadas tanto no âmbito da clínica stricto sensu quanto em intervenções no sentido da promoção da saúde mental em enfoque ampliado. “Trata-se, portanto, de um conjunto ordenado de práticas de intervenção psicológica em diferentes campos de atuação e em diferentes níveis de complexidade, levando em consideração as necessidades de atuação tanto na universidade enquanto campo de atuação (junto à secretaria específica de apoio à saúde do estudante) quanto inserida na rede pública de atenção à saúde mental, através de dispositivos ligados ao SUS”, explica.

Tiago ressalta que esse é o primeiro programa de residência oferecido pela Fach. “É a única em nossa Universidade inteiramente voltada para a qualificação da atuação prática de psicólogas e psicólogos. Um diferencial específico do programa é a sua proposta de escuta, acolhimento, intervenção e transformação de sofrimentos psíquicos vividos em instituições de ensino superior. Nossa aposta é que, a partir dele, uma série de novas ações possam ser efetivadas no sentido da promoção do bem-estar psicológico para a população acadêmica que reside em Campo Grande. Além disso, o programa será também conectado à rede de saúde municipal em diferentes dispositivos de promoção da saúde psicológica, apostando no caráter inventivo das práticas relativas à psicologia”, detalha.

Ainda segundo o coordenador, as expectativas são altas devido à possibilidade de ampliar as ofertas de atuação do profissional. “Nossa maior expectativa é a de que a residência venha a promover uma ampliação significativa das ofertas de atuação profissional no campo da psicologia nos territórios em que ela é mais requisitada, contribuindo no impacto da qualidade das ações, na sua reverberação através da qualificação de profissionais que mais tarde virão a exercer a atividade profissional em meios públicos e privados e, sobretudo, na maior amplitude de sua extensão”, finaliza.

Inscrições

Os candidatos devem criar uma conta no portal da Pós-Graduação e, em seguida, clicar no link correspondente ao programa pretendido. Depois basta selecionar a área de concentração e a área profissional (linha de pesquisa), confirmar a inscrição e anexar os documentos exigidos nos editais. A seleção terá fase única, com prova objetiva, para os dois programas. Os candidatos poderão tirar suas dúvidas relativas ao concurso pelo endereço eletrônico propp.ufms.br.

Os aprovados e convocados para matrícula deverão ter disponibilidade para dedicação exclusiva em tempo integral ao programa de residência. Para o de Radiologia estão previstas duas bolsas e duas vagas. Para o de Psicologia, estão previstas seis bolsas e seis vagas. As bolsas serão financiadas pelo Ministério da Saúde.

Confira os editais para as vagas de residência em Psicologia Clínica e Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Texto: Vanessa Amin