Novos espaços estimulam o ensino e promovem atendimentos no Câmpus de Três Lagoas

A Universidade inaugurou três novos espaços no Câmpus de Três Lagoas (CPTL) na tarde desta terça-feira, 27. O Laboratório de Práticas Simuladas em Saúde, a Academia Espaço Saúde e a Brinquedoteca estimulam o ensino, a pesquisa e a extensão, além de prestar atendimentos à comunidade.

O Laboratório de Práticas Simuladas em Saúde dispõe de equipamentos tecnológicos que incentivam o ensino e ainda proporcionam mais segurança aos estudantes. A partir de bonecos com tecnologias que simulam o atendimento em seres humanos, os estudantes poderão aplicar a teoria na prática. 

“Há muitos cursos da área da saúde, no mundo todo, que já trabalham somente com a simulação. Com o Laboratório, a prática de anatomia e a vivência nos hospitais, nossos estudantes vão poder trabalhar com muito mais segurança. A Universidade tem investido cada vez mais em equipamentos desse porte, somos referência no Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste”, celebrou o reitor Marcelo Turine

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que os graduandos dos cursos de Medicina e de Enfermagem poderão utilizar os recursos do Laboratório. “Esperamos que os estudantes aproveitem muito. Com esse modelo de simulação, que é único no Estado, a UFMS sai na frente”, enfatizou.

Para a professora Beatriz Maria Jorge, o Laboratório será importante para que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para realizar a assistência à saúde. “Esperamos que os estudantes consigam utilizar e que os professores montem cada vez mais cenários para isso”. 

Outra novidade foi a Academia Espaço Saúde, que fará o atendimento aos participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Apesar de recém-inaugurada, a Academia já recebeu a matrícula de 25 pessoas idosas. 

O responsável pelo espaço e professor do curso de Medicina, Adalberto Vieira Corazza, explica que a Academia oferece treinamento resistido, por meio da musculação, e ainda possui tecnologia, para contribuir com a qualidade de vida das pessoas. “Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo massa muscular e óssea, a qualidade de vida vai reduzindo. Esse projeto de extensão junto à comunidade vai colaborar muito nesse sentido. Vamos usar eletroestimulação e fotobiomodulação com laser, vai ser uma academia tecnológica. Ao mesmo tempo que [a pessoa idosa] treina, vai ser eletroestimulada para fortalecer a musculatura”, explicou. 

 A Academia também será um ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisas. “É isso que precisamos na Universidade: trabalhar com a pesquisa, com a inovação, mas sem esquecer o impacto social nesse processo”, comemorou o reitor.

A diretora do Câmpus, Larissa da Silva Barcelos, citou a importância de apoiar boas ideias dentro da Universidade. “Esse espaço, além de agregar para a população idosa, também contribui com os nossos estudantes, quando a gente pensa em projetos, oportunidade e na integração entre diferentes áreas”.

A comunidade universitária do CPTL também celebrou a inauguração da Brinquedoteca. O espaço fará o atendimento a filhos de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. A vice-reitora Camila Ítavo relembrou sua trajetória de estudante de pós-graduação e mãe ao frisar a importância de um espaço como a Brinquedoteca. “É um espaço dedicado à brincadeira, para que os estudantes de Pedagogia se dediquem na pesquisa do brincar”. 

Diferente de uma escola ou creche, a Brinquedoteca tem foco nas atividades lúdicas e possibilita que os pais possam se dedicar ao desenvolvimento acadêmico e profissional com tranquilidade. “Estamos muito felizes porque acredito que a nossa demanda será grande. É o começo de um sonho”, concluiu a diretora do câmpus.

Texto: Mylena Rocha e Crislaine Oliveira

Fotos: Álvaro Herculano