Novo espaço da Brinquedoteca é inaugurado na Cidade Universitária

Um ambiente amplo e cheio de cor, com brinquedos, livros infantis e refeitório: assim é a Brinquedoteca da Cidade Universitária, inaugurada nesta terça-feira, 24. A iniciativa vai atender crianças de 2 a 10 anos, filhos de estudantes, servidores e terceirizados da UFMS.

O reitor Marcelo Turine destacou a ampliação da Brinquedoteca

Para o reitor Marcelo Turine, a inauguração da Brinquedoteca é uma conquista da Universidade. Ele explica que o projeto existia desde 2017, mas  foi ampliado, com capacidade para atender nos três períodos e, também, para contribuir com a formação dos estudantes. 

“O nosso objetivo foi expandir para criar esse grande laboratório e para receber os filhos dos nossos estudantes, técnicos, professores e terceirizados. É um espaço de criatividade, de formação, de brincar”, ressalta. Além de graduandos de pedagogia, estudantes de outras áreas do conhecimento também poderão participar.

Diferente de uma escola ou Centro de Educação Infantil (Ceinf), a Brinquedoteca tem foco nas atividades lúdicas. O espaço oferece atividades para as crianças nos períodos matutino, vespertino ou noturno, de modo que os pais possam se dedicar ao desenvolvimento acadêmico e profissional. 

A vice-reitora relembrou sua trajetória como estudante e mãe

Ex-estudante da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), a vice-reitora Camila Ítavo se emociona ao relembrar sua trajetória como pós-graduanda e mãe. “Eu fico muito tocada porque há 20 anos eu estava estudando aqui. Com filho pequeno, bebezinho na época, eu não tinha um espaço como esse para apoio. Então, hoje, por podermos oferecer esse tipo de cuidado, me emociona ainda mais. Sabemos que podemos melhorar a Universidade não só na qualidade dos cursos, mas também como um ambiente de estudo, trabalho e desenvolvimento”, enfatiza.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, a Brinquedoteca é relevante ao oferecer o suporte para os pais. “Nossos estudantes que têm filhos ou crianças sob sua guarda, podem trazer, para que possam se dedicar aos seus estudos na UFMS”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andréia Costa Maldonado, destaca que o local também atende filhos de servidores e terceirizados, que poderão deixar seus filhos sob excelentes cuidados. “Serão realizadas atividades que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade”, pontua.

A diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, explica que o projeto existe desde 2017

A diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva, celebrou a inauguração do novo espaço. O projeto começou pequeno, mas a ideia de ampliar o local foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos. Ela ainda detalha que a Brinquedoteca da UFMS possui caráter inovador. “O nosso diferencial é que fazemos o atendimento direto com as crianças”, destaca.

A estudante Brenda Mirelle, do curso de Pedagogia, acompanhou a evolução do projeto ao longo dos últimos anos e reforça a importância da iniciativa para a formação. “A experiência da prática e da teoria com as crianças não tem igual. Um laboratório como esse permite que possamos aprender com apoio dos professores. Aqui, aprendi o que é ser uma professora da infância, uma professora que escuta as crianças, entende cada olhar, suas fases do desenvolvimento, como aprendem brincando e como isso deve ser valorizado”, conclui.

Com a inauguração do espaço na cidade Universitária, o objetivo é que o projeto seja ampliado para os outros municípios. A ideia é levar a Brinquedoteca para todos os câmpus que possuem cursos de graduação em Pedagogia.

Inscrições abertas

A Brinquedoteca segue com inscrições abertas e os interessados têm só até sexta-feira, 27. Serão atendidas 30 crianças por período e, entre as vagas disponíveis, 50% são para filhos de estudantes, 30% para filhos de servidores e 20% para filhos de trabalhadores terceirizados.

Os pais ou guardiões devem acessar o  Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) e anexar o termo de compromisso, a certidão de nascimento ou documento de identidade, o documento de identificação do responsável e o comprovante de matrícula na rede regular de ensino, no caso de crianças entre 4 e 10 anos. 

A classificação dos inscritos seguirá os seguintes indicadores: ser mãe ou guardiã da criança, ter mais de um filho e a renda per capita familiar. O resultado final da seleção será divulgado no dia 6 de junho e as atividades estão previstas para iniciar no dia 8 de junho. Confira as turmas e horários disponíveis:

  • 2 a 4 anos: terça e quinta-feira, das 13h15 às 17h
  • 2 a 4 anos: segunda-feira, das 18h30 às 22h
  • 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 7h30 às 11h
  • 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 13h15 às 17h
  • 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 18h30 às 22h
  • 7 a 10 anos: terça e quinta-feira, das 7h30 às 11h
  • 7 a 10 anos: terça e quinta-feira, das 18h30 às 22h

Acesse o edital para mais detalhes.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Marcelo Calazans