Estão em vigor a versão 4.0 do Plano de Biossegurança da UFMS e a Portaria 1.255-RTR/UFMS, de 9 de julho de 2021, documentos que dispõem sobre as medidas de proteção à comunidade universitária até o final do segundo semestre.
Produzida em consonância com o Comitê Operativo de Emergência (COE), a quarta versão do Plano de Biossegurança implementa o protocolo de conduta quanto a testagem positiva em membros da comunidade acadêmica em atividades presenciais e estabelece o Vacinômetro UFMS, para priorizar a imunização dos grupos prioritários junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e municípios onde a UFMS tem campus.
Ambos os documentos garantem a continuidade do modelo híbrido de ensino-aprendizagem até o final do segundo semestre letivo de 2021. O modelo híbrido combina aulas presenciais e on-line de acordo com a demanda e especificidade de cada atividade. Atividades como aulas práticas e estágios podem ser realizadas presencialmente seguindo as normas do Plano de Biossegurança da UFMS e de cada unidade, que dita a capacidade de pessoas por ambiente e as normas de conduta e higienização. Cabe aos dirigentes e coordenadores de curso a definição, com antecedência, do cronograma das atividades presenciais, para que os estudantes tenham tempo para se planejar e participar.
O Vacinômetro já está funcionando e pode ser acessado com o Passaporte UFMS em link.ufms.br/vacinometro.
O aprimoramento do plano visa a preservação da vida e da saúde, e garante que as normas institucionais sigam atualizadas de acordo com a situação sanitária do país e do estado. Nele estão as orientações gerais sobre as medidas de distanciamento social, proteção individual, higienização e comportamento; o manejo frente aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e o protocolo de conduta para os casos positivos.
Já a portaria publicada pelo reitor Marcelo Turine formaliza as orientações do Comitê Operativo de Emergência, determina o acompanhamento do Plano de Contingência como instrumento de gestão e governança, amplia as ações de apoio aos estudantes em vulnerabilidade, orienta a realização de atividades nas unidades, define as modalidades de trabalho para servidores, autoriza o lançamento de editais para fomento e desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação; e autoriza a produção de álcool glicerinado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária de Campo Grande.
Além disso, a publicação trata sobre os graduandos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia que poderão abreviar o curso em caráter excepcional, de acordo com o disposto na Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020.
O Plano de Biossegurança pode ser acessado na íntegra em ufms.br/coronavirus, site onde é possível conferir todas as medidas tomadas pela Universidade para proteger estudantes e servidores, e a Portaria 1.255-RTR/UFMS pode ser conferida abaixo:
Texto: Leticia Bueno