A UFMS lançou, por meio da Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD), um novo edital para selecionar professores formadores para atuarem no curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.
A oportunidade é em caráter temporário e na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso será ofertado nos polos de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Miranda e Três Lagoas, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.
“O curso tem como objetivo geral ampliar e aprimorar os conhecimentos na área de ensino e aprendizagem de línguas ou linguagens, por meio de estudos, discussões e articulação de teorias contemporâneas e tendências metodológicas das necessidades de diferentes contextos educacionais”, explica o Secretário Especial de Educação a Distância, Hércules da Costa Sandim.
São duas vagas e os interessados podem se inscrever para a disciplina de Transculturalidades e Educação ou Linguagens, Discursos e Hipermídias.
A bolsa varia de 1.100 a 1.300 reais e alguns dos pré-requisitos são experiência mínima de um ano no magistério superior, ser licenciado em letras e ter ministrado ao menos uma disciplina no módulo a distância em cursos de graduação ou especialização.
Hércules Sandim explica também algumas atribuições dos professores selecionados. “O professor formador é responsável por uma disciplina durante a oferta do curso. É ele quem define e organiza o conjunto de materiais didáticos que serão disponibilizados na oferta da disciplina. Esse professor ainda leciona os conteúdos e é responsável por planejar e implementar os meios de avaliação”.
As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de julho, pelo Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj). A relação dos candidatos aprovados está prevista para o dia 27 de julho e o início das atividades para agosto de 2020.
O novo edital pode ser conferido abaixo:
Texto: Talita Oliveira