As unidades que necessitam da contratação de serviços gráficos já podem fazer sua solicitação à Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). A ata de registro de preços nº 14/2020, com a relação dos itens contemplados, encontra-se disponível na página da Pró-reitoria de Administração de Infraestrutura (Proadi) e pode ser consultada aqui.
“Esta é a segunda vez que fazemos a licitação neste modelo, aproveitando para alguns dos itens contratados, os insumos que ainda temos disponível em estoque da Universidade, como papel, por exemplo. Isso possibilita que, para determinados itens da ata sejam contratados apenas os serviços das empresas”, explica o coordenador de Compras e Logística, da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, Marcio de Aquino.
De acordo com Marcio, esta ata é resultado do pregão eletrônico realizado no dia 20 de maio. “Por meio deste documento, especialmente, serão viabilizados os serviços que envolvem, por exemplo, a publicação de livros e periódicos contemplados em editais”, diz o coordenador. Além dos serviços gráficos com fornecimento de papel pela Universidade, a ata também prevê aquisição de materiais prontos. Estão contemplados itens como impressão, finalização e acabamento de cartilhas e livretos, mas também de crachás, cartazes, envelopes, panfletos, blocos, receituários, prontuários, banners, faixas, adesivos, pastas, entre outros.
A ata tem validade de um ano e inclui a publicação editorial planejada por meio dos editais e também a demanda de fluxo contínuo, desde que observados critérios para o processo de submissão, aprovação e publicação do material selecionado. É importante destacar que os materiais e serviços podem ser adquiridos e contratados de acordo com a necessidade, dentro do prazo de vigência da ata.
“Para a elaboração da lista dos itens disponíveis, nós fizemos uma consulta a todas as unidades, que indicaram as necessidades e as quantidades. Foi um trabalho muito importante, coordenado pela divisão da Editora UFMS”, explicou a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro. Segundo a professora, a publicação da ata de serviços gráficos agiliza a produção de materiais necessários para o funcionamento das atividades das unidades e para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Como solicitar
Para as unidades que fizeram a previsão da demanda, quando consultadas via SEI pela Agecom, devem encaminhar um e-mail para agecom@ufms.br, solicitando a possibilidade de transferência de quantidades dos itens para sua unidade, dentro do sistema de compras. Após o aceite da Agecom, enviar o e-mail de autorização para dirp.proadi@ufms.br , que procederá a transferência para que seja emitida a Ordem de Compra fazendo o uso de Nota de Dotação que esteja de acordo com a classificação orçamentária do item a ser solicitado da ata de registro de preços, quer seja 33.90.39 – Serviços (itens que não estejam com observação ao final “a UFMS fornecerá o papel”) ou 33.90.30 – Consumo (para demais itens que não contenham a observação de fornecimento de papel). É importante sempre informar para qual unidade deve ser transferido o item. Já as unidades que não fizeram a previsão devem observar as orientações disponíveis aqui.
Em caso de dúvidas e esclarecimentos enviar e-mail para agecom@ufms.br
Texto: Vanessa Amin