Os minicursos propostos para a 71ª Reunião Anual da SBPC se encerraram nesta quinta-feira (25). Dentre as opções ofertadas havia o minicurso “Códigos Corretores de Erros: Mágicas e Outras Magias”, ministrado por Leandro Bezerra de Lima, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Otavio José Neto Tinoco Neves dos Santos, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O minicurso também contou com a participação do professor do Instituto de Matemática da UFMS, Marcos Vinicius Pereira Spreafico, e foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O nome talvez assuste, mas o conteúdo programático do minicurso, que é linha de pesquisa dos palestrantes, não foi passado de maneira intensiva, mas sim indistinta, divertida e participativa, visto que nenhum pré-requisito havia sido estipulado para inscrição. Foram discutidos mágicas com códigos binário; códigos de Hamming; design combinatório e códigos; e geometria de Galois e códigos.
Para tal, foram utilizadas aulas expositivas, dinâmicas de grupo e exercícios para a inserção dos participantes no programa. Ou seja, o objetivo do minicurso era explorar noções básicas de códigos corretores de erros, um conteúdo que permeia três grandes áreas das ciências exatas: Engenharia, Computação e Matemática, além de permitir que os professores passassem sua experiência com o conteúdo para os participantes.
Como ressaltado por eles, todas as informações foram apresentadas a fim de fornecer um conhecimento base para diversas áreas do conhecimento lógico e matemático, de modo que conseguissem abrir a percepção dos alunos quanto à interdisciplinaridade dos problemas e inovações propostas pelo mundo contemporâneo, um mundo globalizado, instigando a curiosidade para tópicos mais complexos dessa área e consequente produção de conteúdo científico nesse sentido.
Texto: Amanda Marques (Monitora SBPC)