A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) realizou a migração da plataforma de e-mail e agenda utilizada pela UFMS, do Zimbra para o G Suite, nos dias 17 e 18 de agosto. Desde o dia 19, todos os usuários devem acessar o e-mail por meio do endereço do Gmail. A iniciativa visa à melhoria do oferecimento de serviços digitais e à redução de custos com suporte e armazenamento.
A mudança permite a utilização de um conjunto de recursos, como o acesso ao Google Drive com espaço de armazenamento ilimitado, além das ferramentas de edição de texto, planilhas eletrônicas, apresentação, compartilhamento de calendários, bate-papo e videoconferência integrados.
A UFMS utilizou a plataforma Zimbra desde dezembro de 2016. Antes, o software de e-mail utilizado era o Roundcube. Nos dois serviços, as mensagens eram armazenadas na infraestrutura da Universidade, que possui menos redundância que o Google.
O diretor da Agetic, Luciano Gonda, explica que os dados serão armazenados com segurança nos servidores do Google, excluindo a necessidade de a Universidade manter servidores de e-mail. “Com a mudança, nossa capacidade de e-mail crescerá automaticamente à medida que nossa instituição crescer e evitaremos a complexidade dos sistemas internos”.
Para ter acesso aos e-mails institucionais, é necessário acessar a página do Gmail e preencher o campo com o passaporte, seguido do sufixo @ufms.br. Para que a UFMS possa utilizar o Gmail como serviço de e-mail, é preciso realizar a sincronização, que ocorre no momento da troca de senhas. O usuário deve alterar sua senha do Passaporte UFMS. Todas as mensagens e eventos da agenda existentes no Zimbra, foram migradas para o G Suite.
Toda vez que o usuário alterar a senha do Gmail/UFMS, deverá, também, fazê-lo com a senha do passaporte UFMS, pois o Gmail não faz gestão das senhas do passaporte UFMS. Para os e-mails institucionais das unidades, que não são vinculadas a um passaporte pessoal, também deve ser feita a troca da senha destas contas, pelas chefias.
Devido a uma incompatibilidade, informações de contatos e filtros devem ser recriadas manualmente. A fim de facilitar para os usuários, a Agetic preparou um tutorial para a realização da importação de dados de uma ferramenta para outra.
Para mais informações, o usuário tem à disposição a central de suporte da Agetic. Dúvidas ou problemas podem ser encaminhados para a equipe, pelo e-mail suporte.agetic@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7292.
Texto: Rafael Cogo