Ações Afirmativas e inclusão são temas de debates e oficinas em Corumbá

O campus do Pantanal (CPAN) promove uma programação dedicada a campanha Eu Respeito nos dias 20 e 21 de junho. Neste mês, o foco da campanha são as Ações Afirmativas.

A mesa redonda “Inclusão e diversidade na educação básica e educação superior” abre as atividades com debates sobre eixos diferentes do tema. Acesso e acessibilidade: um olhar para o ensino superior, com o professor Daniel Mendes da Silva Filho da Secretaria de Educação de Ladário; A gestão escolar e as políticas da educação especial, com a psicóloga Flávia Pedrosa de Camargo (IFMS) e a Trajetória de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior, com a pedagoga Gabrielli Ferreira Rios e o acadêmico Robeson Adrison Barbosa Leite. A mediação será realizada pela professora Andressa Santos Rebelo.

No segundo dia, o período da tarde terá duas oficinas. A primeira, “Necessidades educacionais especiais e tecnologia assistiva”, será ministrada pelas acadêmicas do Mestrado em Educação, Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa e Thaís Aquino Sigarini Botelho. Em seguida, está programada a oficina “Inclusão e interação através da Comunicação Suplementar e Alternativa”, com o acadêmico do curso de Letras, Ivan Roger dos Santos Leite. Os participantes das oficinas devem instalar previamente em seu celular os aplicativos gratuitos Hand Talk e LetMe Talk.

Ainda no dia 21, no período noturno, haverá a mesa redonda “Políticas e práticas de educação e inclusão”. As vertentes debatidas serão Movimento e práticas inclusivas, com a professora Sarita de Mendonça Bacciotti; A importância da aprendizagem da Libras para crianças surdas em contextos não escolares, pela professora Andrea Duarte de Oliveira (IFMS); O papel do professor de apoio na educação básica, com a professora Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa da Secretaria de Educação de Corumbá e Política de cotas, debatida pela professora Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini. A mediadora desta mesa também será a professora Andressa Santos Rebelo.

Para participar das atividades é necessário preencher o formulário de inscrição. Será entregue uma certificação equivalente a dez horas de atividades complementares aos participantes, que poderá ser retirada a partir do dia 02/07 na Secretaria do Mestrado em Educação, na Unidade III do campus.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!