Mesa de debate promove troca de experiências em alfabetização remota

Hoje, 21, o projeto de extensão da Reunião Aberta do Pibid/UFMS realiza mais uma atividade, a mesa de debate “Experiências em Alfabetização Remota”, transmitida ao vivo às 17h.

A mesa terá participação das professoras Márcia Martins de Oliveira Abreu, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia; e Maria das Graças da Silva Lopes, servidora da Prefeitura Municipal de Corumbá e supervisora de alfabetização do Pibid do Campus do Pantanal (CPAN).

“Desde o ano passado, em que fomos obrigados a institucionalizar uma nova forma de ensino por conta da pandemia – o ensino remoto -, estamos desenvolvendo estratégias e práticas para superar as dificuldades de ensino-aprendizagem que se impuseram”, conta a professora Patricia Teixeira Tavano, organizadora do evento.

Segundo Patricia, o tema da discussão tem relevância reforçada quando se leva em consideração que esta é uma das áreas mais afetadas pelo ensino remoto emergencial. “Especialmente a área da Alfabetização tem enfrentado enormes desafios e buscamos construir essa mesa como um espaço de discussão de duas experiências distintas em Alfabetização, para que possamos discutir práticas e buscar soluções”, explica.

O público-alvo do evento são acadêmicos, professores e gestores que atuam na área da Alfabetização. “Porém, é uma mesa que busca problematizar a situação atual de ensino remoto, sendo, assim, de interesse de todos os que se preocupam com a educação de crianças”, comenta a professora.

A participação é gratuita e a transmissão será pelo canal do Pibid/UFMS no YouTube.

Texto: Leticia Bueno