Márcio de Camillo faz participação especial em concerto de encerramento do Festival Internacional de Violão

No próximo domingo, 4, será realizado o concerto de encerramento do Festival Internacional de Violão. Às 16 horas, no Teatro Glauce Rocha, apresentam-se Camerata Madeiras Dedilhadas, com participação do músico Márcio de Camillo, e os alunos dos polos de ensino de violão e iniciação musical.

“A sétima edição do Festival reuniu alguns dos maiores nomes do violão mundial, que realizaram concertos e masterclasses (aulas de interpretação musical) para o público campo-grandense e para músicos profissionais advindos de Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e ainda da Universidade Nacional de Caaguazú e de Assunção, no Paraguai, que vieram especialmente para participar do evento”, fala o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.

Marcelo destaca também o forte caráter social do evento, pois ofereceu  aulas de iniciação ao violão a jovens de bairros vulneráveis e distantes do centro de Campo Grande, como Dom Antônio, Jardim Noroeste, Nova Lima, Bairro Rouxinóis, Comunidade Tia Eva, Comunidade São João Batista e Tiradentes, que começaram a aprender o instrumento há dois meses, com noções de teoria musical e leitura de partitura. “No domingo eles apresentam as duas primeiras músicas aprendidas: Samba lelê e Chalana. Além das aulas semanais, esses jovens receberam noções de teoria musical e participaram de ensaios, masterclasses e concertos  que foram oferecidos durante o festival nas instalações do Curso de Música da UFMS”, diz.

“Todas essas atividades permitiram que cada estudante tenha uma noção mais ampla e profunda do universo artístico musical e assim. Não se trata de formação musical, pois foram apenas três meses de aula, mas de um impulso claro e autêntico acerca da natureza do universo artístico e suas alegrias. Essas atividades didáticas foram financiadas por meio de emenda parlamentar do deputado Vander Loubet”, destaca Fernandes, que também é diretor artístico do Festival.

O pró-reitor da Proece também vai reger a Camerata, grupo formado na UFMS em 2013, com caráter inovador que combina o timbre de um grupo de violões ao timbre dos instrumentos de sopro/madeiras, como o clarinete, o fagote, o oboé e a flauta. O repertório da Camerata também é diferenciado pois abarca obras do Barroco, Classicismo, além de música clássica Brasileira e a música regional de Mato Grosso do Sul. Os integrantes são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solista.

Sobre sua participação, o músico Márcio de Camillo diz que será bastante especial. “Devo executar duas peças com os músicos da Camerata uma é O céu desse lugar e a outra O afeto que se encerra”, fala. O céu desse lugar é uma composição sua e de Paulo Simões, que integrou o álbum Me deixa levar, lançado por Márcio em 2008 (ouça aqui) . Já O afeto que se encerra é uma composição de Geraldo Roca e Rodrigo Sater. O single foi lançado por Márcio em outubro de 2017 (ouça aqui).

A entrada no show é gratuita, porém, como os lugares são limitados, é necessário o convite que pode ser obtido antecipadamente aqui.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Arquivo pessoal de Márcio de Camillo/Acervo da Camerata Madeiras Dedilhadas