Foi realizada na tarde de hoje (19) a primeira live do quinto Curso de Coordenadores de Cursos de Graduação da UFMS, promovido em conjunto pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas (Progep).
Essa formação é destinada aos coordenadores dos 115 cursos de graduação da Universidade. O evento foi aberto pelos pró-reitores Marcelo Fernandes (Proece), Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho (Progad) e José Carlos Crisóstomo Ribeiro (Progep) e pelo reitor Marcelo Turine, sendo coordenado pelas professoras Fernanda Malinosky e Caroline Spanhol.
“Quero parabenizar todos os coordenadores dos 115 cursos de graduação da UFMS que fazem uma coordenação responsável. É importante trabalharmos com dados, com conhecimento, para qualquer tomada de decisão. Todos iniciaram em 2020, no meio da pandemia, o que merece um cuidados especial e, por isso, a UFMS agradece todo o empenho dos coordenadores”, afirma o reitor.
Os indicadores são positivos, e crescem do ponto de vista qualitativo e quantitativo, segundo o reitor. De 2016 a 2020, a UFMS aumentou em quase 300 profissionais o quadro de professores. “Isso ajuda a gestão dos cursos. Estamos finalizando um novo concurso de docentes e pretendemos nomeá-los em novembro”, diz.
Nessa tarde, foram repassadas informações pela Prograd com a palestra “Ser coordenador (a) na UFMS: as competências laborais do(a) coordenador(a) de curso; motivação do corpo docente”.
As apresentações foram feitas pelo coordenador de Administração Acadêmica (CAA), Cristiano Argemon Vieira, pela coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação do Ensino (CDA), Heloísa Laura da Costa e pela Coordenadora de Bibliotecas (CBI), Alessandra Borgo.
“O enfoque da gestão do curso de graduação deve ser entendido como o conjunto de ações objetivas, que promovam a organização, a mobilização, e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir os avanços do processo socioeducacional dos cursos e que possibilitam a promoção do aprendizado dos estudantes de forma efetiva”, expõe o professor Cristiano.
Essa linha leva aos principais objetivos dos cursos: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.
Foram apresentadas as principais competências do coordenador de cursos, entre elas, acompanhar e assessorar as unidades acadêmicas e as administrativas; cumprir e acompanhar o cumprimento das normas relativas a administração acadêmica; elaborar os planos de estudos; elaborar análise de aproveitamento de estudos e propor e propor ao colegiado a dispensa de componentes curriculares, cuidados com a renovação de matrícula, elaboração de horário de aula, entre muitas outras.
“O principal canal de comunicação do estudante com a Universidade é o coordenador do curso, por isso, o coordenador precisa ser bem esclarecido sobre as normas e acompanhar o percurso dos estudantes para ajudá-los a seguir no curso da melhor forma possível”, diz o pró-reitor Ruy.
Também foram apresentadas informações sobre as avaliações internas e externas de curso, a gestão dos cursos baseada na avaliação dos indicadores de desempenho de curso de graduação e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estratégias na oferta de disciplinas para melhorias desses indicadores, além da organização e funcionamento da Coordenadoria de Bibliotecas.
Texto: Paula Pimenta