Parceria em favor da vida. Foi com esse propósito que o Ministério da Saúde junto com o órgão sem fins lucrativos, Centro de Valorização da Vida (CVV) fecharam um convênio em 2015, a fim de oferecer ligações gratuitas pela linha 188, em todo território nacional. E no dia 1 deste mês, foi finalizado passando a atender todos os 5.500 municípios 24 horas.
Inicialmente, a área de cobertura era restrita apenas a região do Rio Grande do Sul, estado no qual lidera o ranking com a maior taxa de suicídio no país. Mas após a assinatura do termo de cooperação técnica, a Anatel publicou o ato de autorização nº 9.623, estabelecendo que a partir de 30 de setembro de 2017 iniciaria a expansão do funcionamento do número 188, por todo território nacional por fases. Os últimos estados a serem contemplados com a gratuidade foi o da Bahia, Maranhão, Pará e Paraná.
O CVV foi fundado no ano de 1962, com o intuito de prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que desejam conversar de forma sigilosa e anonimamente. Para isso, conta com uma equipe de aproximadamente 2.400 voluntários, que passam por um treinamento de três meses. Estão localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.
Em 2016, a instituição realizava em média um milhão de atendimentos e conforme os canais de comunicação foram ampliados, espera-se prevenir mais de 2,5 milhões de pessoas, através de ligações, chat ou e-mail, disponível no www.cvv.org.br e nos postos de atendimento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados e com essa ação, o Ministério da Saúde pretende reduzir em 10% os óbitos desse quadro.
Peça ajuda. Ligue 188!
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo) com informações do CVV