Laboratório de Zoologia adquire 14 réplicas de espécies pré-históricas

O Laboratório de Zoologia do Campus do Pantanal (CPAN), em Corumbá, adquiriu 14 réplicas de crânios, esqueletos e fósseis de vertebrados pré-históricos.

As aquisições serão utilizadas no ensino prático de disciplinas do curso de Ciências Biológicas. De acordo com o professor Nelson Rufino, as aulas em laboratório fazem com que os estudantes estabeleçam um diálogo entre o conteúdo teórico com a prática, melhorando o aprendizado.

“As réplicas, aliadas ao vasto acervo da coleção zoológica didática do Laboratório de Zoologia, revelam aos estudantes alguns animais que geralmente só são observados em documentários ou filmes, tais como pinguins, tubarões, tartaruga-marinha, lampreias, entre outros”, afirma o professor.

O Laboratório de Zoologia do CPAN recebe visitas regulares de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, e as novas réplicas também irão contribuir com a divulgação científica do laboratório e do curso de Ciências Biológicas nas escolas.

As 14 réplicas são: Homo neanderthalensis em escala 1:1 conhecido como “La chapelle”; crânio de Homo erectus em escala 1:1; crânio de hominídeo conhecido como Lucy (Australopithecus afarensis em escala 1:1; réplica em poliresina de Archaeopteryx lithographica; réplica em poliresina do crânio da ave terror (Phorusrhacidae); crânio em resina de Tigre Dente de Sabre (Smilodon fatalis) em escala 1:1; crânio escala 1:1 de Deinonychus em poliresina e EasyFlo; escala 1:1 de peixe fóssil placoderme (Bothriolepis canadensis); escala 1:1 de Pterodactylus antiquus; crânio em escala 1:1 de leão africano Panthera leo; escala 1:1 de crânio de Alligator mississippiensis; crânio de crocodilo do Nilo; crânio em Easyflo de Dragão de Komodo (Varanus komodoensis); esqueleto de quelônio (Trachemys sp).

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Nelson Rufino